Blog do Prisco
Manchete

Douglas Borba deixa o governo

Segue a nota oficial sobre o desembarque de Douglas Borba do governo Moisés da Silva. Sem reunir mais a menor condição de permanecer à frente da Casa Civil, o vereador-licenciado de Biguaçu acaba anunciando que pediu exoneração, mas o fato é que o escândalo dos respiradores, somado a outras situações que desaguam no nome dele, inviabilizou sua permanência como homem forte de Moisés da Silva. Após um ano e quatro meses no governo, Borba havia espalhado sua influência em vários setores do Centro Administrativo. Muitos deles, estratégicos, ganhando uma musculatura impressionante. O que também depõe contra ele no fim das contas, pois a forma como esse poder vinha sendo usado afastou Douglas Borba de sua função primordial, de articulador político.

Maior prova disso é o pedido de exoneração dele do cargo, protocolado na Alesc semana passada e que seria aprovado sem sombra de dúvidas esta semana na Casa. Ou seja, o biguaçuense tornou-se persona non grata em um território onde deveria circular com força  e naturalidade.

O empresário Amandio João da Silva Junior, de Rio do Sul, que até o começo do ano era o adjunto do Desenvolvimento Econômico, está corado para assumir o posto-chave. Moisés da Silva, aliás, sangrou por demais antes de desvincilhar-se de Douglas Borba, que trouxe a crise para dentro do governo como uma enxurrada.

O governador deveria ter no mínimo afastado o ex-colaborador quando suas digitais surgiram com força em suspeitas gravíssimas já no caso do hospital de Campanha que seria instalado em Itajaí. Como assim não procedeu, Moisés da Silva se expôs novamente a brutal desgaste.

NOTA OFICIAL

Após uma longa conversa com o governador Carlos Moisés na manhã deste domingo, 10, o secretário Douglas Borba apresentou o pedido de exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Santa Catarina. No pedido, explica que o afastamento é necessário para que possa cuidar de sua defesa e seguir colaborando espontaneamente com as investigações em função de seu nome ter sido citado no processo de compra de respiradores pela Secretaria de Estado da Saúde.

Ele também reforça que sua saída visa evitar prejuízos à imagem do Governo, que lamentavelmente passa por instabilidade política em meio a uma pandemia mundial com desafios de saúde pública sem precedentes, quando a prioridade máxima da Administração Pública Estadual está voltada à salvar e proteger vidas.

Borba agradece aos servidores da Casa Civil e dos órgãos vinculados à secretaria, além de todos os colegas membros do primeiro escalão pela convivência harmônica e pela construção de um governo ético, dinâmico e inovador.

Por fim, faz um agradecimento especial ao governador Carlos Moisés pela oportunidade e confiança depositada em todos os momentos.

Florianópolis, 10 de maio de 2020.

Casa Civil do Governo de Santa Catarina