Blog do Prisco
Notícias Últimas

Dresch: Temer desrespeita agricultura familiar

Parlamentar criticou fusão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS)

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT/SC) disse na manhã de hoje (17), na tribuna da Assembleia Legislativa, que o governo Temer desrespeita e desconhece a agricultura familiar. O parlamentar se posicionou radicalmente contra a fusão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). “É um grande equívoco econômico. Não haverá mais estratégia de desenvolvimento e de produção de alimentos. Vão colocar o MDA numa salinha, dentro de um ministério que cuida da assistência social, para cuidar das políticas da agricultura familiar, dos assentamentos e da reforma agrária num país do tamanho do Brasil? O Brasil tem mais de 4,5 milhões de famílias no meio rural que produzem 70% dos alimentos que vão para a mesa do brasileiro. Vão discutir e tratar isso como assistência social?”, criticou.

Dresch é militante histórico e dedicou parte de sua vida à luta da agricultura familiar e à inclusão social. “Fui um dos grandes batalhadores na articulação e organização dos agricultores familiares para se tornarem referência na produção de alimentos no Brasil, especialmente na construção de políticas públicas sérias neste país”, disse.

Agricultura Familiar responde por 20% do PIB de SC

Segundo ele, não se pode olhar para a agricultura familiar como um setor de assistência social, mas sim como um setor econômico, social, cultural, estratégico no desenvolvimento dos pequenos municípios, principalmente de Santa Catarina, onde o setor representa 20% do PIB. “Nos pequenos municípios catarinenses, a renda agrícola em 10 anos aumentou mais de 40%. O montante de recursos do Pronaf aumentou 14 vezes. Em Santa Catarina somou R$ 4 bilhões em financiamentos somente em 2015”, ressaltou.

Para Dresch, isso sim é uma estratégia de desenvolvimento dos pequenos municípios. “O Estado tem potencial extraordinário de diversidade econômica e podemos explorar mais e mais a perspectiva de crescimento, de alternativas de renda. Mas para isso é preciso uma política séria, com perspectiva de longo prazo para um setor tão importante como a agricultura familiar.”

O deputado afirmou que houve uma transformação da agricultura familiar nos pequenos municípios na última década e meia, sendo o MDA o grande propulsor do desenvolvimento econômico “e não assistencial”. Além do Pronaf, citou ações bem sucedidas nos governos do PT em prol da agricultura familiar como o Minha Casa Minha Vida Rural, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, entre outros.

Foto>divulgação