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É preciso superar o viés inconsciente entre homens e mulheres nos negócios

Pesquisadores da Universidade de Illinois publicaram estudo há alguns anos, baseado em pesquisa que abrangeu mais de seis décadas, indicando que furacões com nome de mulher mataram quase o dobro de pessoas nos Estados Unidos do que furacões com nome de homem. A razão? Por serem subestimados. O senso comum acredita que “furacões masculinos” são mortais, mas não demonstra as mesmas preocupações e precauções diante de “furacões femininos”. A nomenclatura oficial, vale lembrar, é aleatória, intercalando nomes masculinos e femininos.

O estudo científico ressaltou como um viés inconsciente modela nosso comportamento sem nos darmos conta. O exemplo foi citado pela executiva Maria José De Mula Cury, sócia da PwC Brasil, para ilustrar sua apresentação para mais de 30 mulheres executivas durante encontro do WTC Woman, em Joinville (SC). Este é o primeiro clube de mulheres empresárias no mundo do player internacional de negócios World Trade Center (WTC).

“Precisamos estar atentos(as) a todos os movimentos e organizações sociais que historicamente tendem a aglutinar mais homens do que mulheres. Exemplo disso são as estratégias de network, um mecanismo muito utilizado pelos homens de forma eficiente. Homens acabam convivendo e frequentando lugares sociais entre homens, com amigos homens, o que propicia que indicações surjam desse convívio mais direto”, afirmou Maria José durante sua palestra.

Dentre outras ações, segundo a executiva, é importante, desde o início da carreira, ter bem definidos seus objetivos e ampliar sua rede de relacionamento, buscando se conectar em eventos corporativos, sem esperar convites. “Com isso, galgando nossa trajetória, acabamos incentivando outras mulheres e auxiliando no aumento do     acesso de qualidade a mais cargos de gestão, alta liderança e cadeiras no conselho      de grandes empresas. Ou seja, indo além, buscando trazer consciência e rompendo com os ainda presentes vieses inconscientes no mundo dos negócios.”

Presente em 152 territórios com mais de 327 mil profissionais, e atuando no Brasil há mais de 100 anos, a PWC ajuda organizações e indivíduos na prestação de serviços integrados nas áreas de auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

 

WTC Woman

 

Sediador de palestras como essa, o WTC Woman promove encontros com palestrantes relevantes do mundo de negócios e de desenvolvimento pessoal, pelo menos uma vez ao mês. “Além dos encontros com executivas e especialistas, realizamos viagens para aprofundar o conhecimento em algum tema, com mentorias, fortalecendo as relações entre as integrantes”, destaca a empresária Daniella Abreu, presidente do WTC na região Sul, em Brasília e Sinop.

Um dos requisitos para participar do grupo é ser empresária ou executiva de uma empresa que faça, ou tenha interesse em fazer, negócios internacionais, ou de uma multinacional. “O projeto surgiu para preencher um espaço carente de opções, mas com alta demanda: reunir mulheres empreendedoras que queiram se tornar mais competitivas no mercado global. Nosso objetivo é unir forças em um grupo feminino, para troca de experiências, conteúdo inteligente, desenvolvimento pessoal e muito networking”, explica a empresária Virginia Peluffo, presidente do WTC Woman. Virginia é acionista do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort e sócia da Menton Travel Boutique.

O grupo tem como vice-presidente Mariana Ramos, sócia da SC Imóveis Jurerê Premium. “O WTC Woman é sobre relacionamento, networking e troca de experiências. É sobre inspirar e conectar mulheres fortes e protagonistas”, reforça. Para mais informações sobre o WTC Woman, acesse o perfil do Instagram.

 

WTC no Brasil e no mundo

 

O WTC é um importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos. É formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.

Legenda: Daniella Abreu, presidente do WTC na região Sul, em Brasília e Sinop, Maria José de Mula Cury, sócia da PwC, e Virginia Peluffo, presidente do WTC Woman. Foto: Rodrigo Félix Leal