Blog do Prisco
Destaques

Economia da inovação é abordada por Bruno Portela em Joinville

O diretor de Apoio à Gestão da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (ME), Bruno Portela, esteve em Joinville, na última quarta-feira (13), para palestrar sobre Economia da Inovação, a convite do Ágora Tech Park e do World Trade Center (WTC) Joinville. Na ocasião, o especialista – que também é procurador federal e membro da AGU – fez um relato das ações governamentais visando melhoria no ambiente de negócios e a segurança jurídica e, com foco na inovação, destacou o novo Marco Legal das Startups. Após a apresentação na sala do WTC, houve uma recepção no Armazen Cloud Datacenter.

“O Marco Legal é um instrumento revolucionário, que traz a simplificação para as contas públicas de inovação: o Contrato Público de Solução Inovadora e o Sandbox regulatório, que possibilitam a melhoria do ambiente de negócios e facilitação de investimentos”, afirmou Portela. Segundo ele, o documento viabiliza questões relevantes, como a ampliação do volume de recursos disponíveis para investimentos, a desvinculação de investidores anjos de obrigações trabalhistas ou tributárias e a criação do ambiente regulatório experimental para testar novos produtos sem o risco de punição pelo regulador.

O especialista também destacou as ações dos programas ‘Brasil Mais’ e Inovativa Brasil como bons exemplos de economia de inovação. “O ‘Brasil Mais’ é o maior programa da América Latina voltado para empresas em termos de produtividade, possuindo maturidade digital desde a fase zero até a três, por meio de mentorias e consultorias que as auxiliam a se transformarem digitalmente. Já o Inovativa Brasil promove diferentes oportunidades de aceleração de negócios inovadores, conexão com potenciais investidores e parceiros, e capacitação de empreendedores. Funciona como um hub de serviços e apoios a startups, atingindo mais de 15 mil atendimentos.”

No setor, o governo federal projeta, ainda para 2022, a consolidação do Inovativa Hub com 760 projetos acelerados, 80 projetos de impacto ambiental, 600 atendimentos em fase de desenvolvimento de ideias e 366 startups conectadas por meio de rodadas de negócios, demodays online e ações de inovação aberta. “É um cenário promissor. Falamos em investimentos na ordem de 10 bilhões de dólares, mais do que todos os demais países latino americanos. Em 2021, o Brasil foi o sétimo maior mercado mundial em investimentos em startups, à frente de países como Canadá, Israel e Suécia”, explicou.

Para a presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu, os pontos apresentados por Portela trazem muitas oportunidades ao empreendedorismo inovador. “Com o acesso ao crédito facilitado, por meio da Secretaria de Competitividade e Produtividade, somos ancorados na melhoria do ambiente de negócios nacionais e internacionais, e na ampliação do investimento privado nos três estados do Sul”, pontuou.

Sobre o WTC

O World Trade Center Curitiba, Joinville e Porto Alegre é um importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos. O WTC é formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.