Blog do Prisco
Destaques

Economia da inovação é abordada por Bruno Portela em Joinville

O diretor de Apoio à Gestão da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (ME), Bruno Portela, esteve em Joinville, na última quarta-feira (13), para palestrar sobre Economia da Inovação, a convite do Ágora Tech Park e do World Trade Center (WTC) Joinville. Na ocasião, o especialista – que também é procurador federal e membro da AGU – fez um relato das ações governamentais visando melhoria no ambiente de negócios e a segurança jurídica e, com foco na inovação, destacou o novo Marco Legal das Startups. Após a apresentação na sala do WTC, houve uma recepção no Armazen Cloud Datacenter.

“O Marco Legal é um instrumento revolucionário, que traz a simplificação para as contas públicas de inovação: o Contrato Público de Solução Inovadora e o Sandbox regulatório, que possibilitam a melhoria do ambiente de negócios e facilitação de investimentos”, afirmou Portela. Segundo ele, o documento viabiliza questões relevantes, como a ampliação do volume de recursos disponíveis para investimentos, a desvinculação de investidores anjos de obrigações trabalhistas ou tributárias e a criação do ambiente regulatório experimental para testar novos produtos sem o risco de punição pelo regulador.

O especialista também destacou as ações dos programas ‘Brasil Mais’ e Inovativa Brasil como bons exemplos de economia de inovação. “O ‘Brasil Mais’ é o maior programa da América Latina voltado para empresas em termos de produtividade, possuindo maturidade digital desde a fase zero até a três, por meio de mentorias e consultorias que as auxiliam a se transformarem digitalmente. Já o Inovativa Brasil promove diferentes oportunidades de aceleração de negócios inovadores, conexão com potenciais investidores e parceiros, e capacitação de empreendedores. Funciona como um hub de serviços e apoios a startups, atingindo mais de 15 mil atendimentos.”

No setor, o governo federal projeta, ainda para 2022, a consolidação do Inovativa Hub com 760 projetos acelerados, 80 projetos de impacto ambiental, 600 atendimentos em fase de desenvolvimento de ideias e 366 startups conectadas por meio de rodadas de negócios, demodays online e ações de inovação aberta. “É um cenário promissor. Falamos em investimentos na ordem de 10 bilhões de dólares, mais do que todos os demais países latino americanos. Em 2021, o Brasil foi o sétimo maior mercado mundial em investimentos em startups, à frente de países como Canadá, Israel e Suécia”, explicou.

Para a presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu, os pontos apresentados por Portela trazem muitas oportunidades ao empreendedorismo inovador. “Com o acesso ao crédito facilitado, por meio da Secretaria de Competitividade e Produtividade, somos ancorados na melhoria do ambiente de negócios nacionais e internacionais, e na ampliação do investimento privado nos três estados do Sul”, pontuou.

Sobre o WTC

O World Trade Center Curitiba, Joinville e Porto Alegre é um importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos. O WTC é formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.

Posts relacionados

Prefeito de Joinville destaca atuação de Matheus Cadorin

Redação

Com aval de Jorginho, secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, exalta Maurício Peixer como novo líder do Governo na Alesc

Redação

Prefeita em exercício recebe campeã em oratória, que vai representar o Brasil em campeonato internacional

Redação