Blog do Prisco
Coluna do dia

Eduardo mãos de tesoura

Pelos corredores do Centro Administrativo e dos Poderes em Santa Catarina, o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, já está sendo chamado de “Mãos de Tesoura”, uma alusão ao filme de 1990 estrelado por Johnny Depp e batizado de “Eduardo Mãos de Tesoura.”

Só que a tesoura no caso do político catarinense é no campo financeiro, diferentemente do drama hollywoodiano, no qual o personagem literalmente tinha lâminas afiadas nas mãos.

Na quinta-feira, o emedebista editou o decreto extinguindo 182 cargos, sendo 105 cargos comissionados e 30 funções gratificadas (concedidas a servidores efetivos) nas 15 ADRs extintas, além de 47 cargos comissionados. Estima-se que a tesourada vá render uma economia de cerca de R$ 15 milhões com as desativações, até o fim do ano.

Neste embalo, no mesmo dia, o governador empossou cinco novos secretários, dando a cara final à sua equipe. Pediu cuidado extremo com as finanças e assegurou, ante novos rumores dando conta de que vai faltar dinheiro, que a folha dos servidores será paga rigorosamente em dia até dezembro de 2018.

 

Cacife

Focado na Segurança e na Saúde, fazendo cortes para enxugar a máquina e honrar compromissos, Eduardo Moreira completou um mês como governador de fato. Está indo muito bem, é preciso reconhecer. E vai se credenciando como nome do MDB para tentar a reeleição. Assumirá a caneta em definitivo após a renúncia de Raimundo Colombo, em 6 ou 7 de abril.

 

Apoio a Merisio

Liderada pelo deputado Milton Hobus, a bancada estadual do PSD emitiu de apoio a Gelson Merisio. É uma resposta clara às críticas que o ex-deputado Júlio Garcia teceu publicamente na direção do presidente estadual do partido e pré-candidato a governador.

 

Mesmo barco

Segue um trecho da nota. “O momento é de união em torno daquele que melhor representa o futuro que queremos para os catarinenses. Sua (Merisio) trajetória é o melhor atestado dos acertos e da aglutinação de diferentes em torno de ideias comuns. Já somos dez partidos (PC DO B/PDT/PODEMOS/PP/PRB/PROS/PSB /PSC/PSD/SOLIDARIEDADE) coesos nesse projeto e ainda vamos crescer. Mar calmo nunca fez bom marinheiro. Estamos no mesmo barco, estamos com Merisio”.

 

PV no Planejamento

O empresário Fábio Botelho, um dos articuladores do PV em Santa Catarina, está tocando o dia a dia da Secretaria de Planejamento do Estado. Murilo Flores, que era o titular, deixou a pasta para poder disputar o pleito deste ano pelo PSB.

Botelho pode até ser efetivado ali na frente, caso avancem as tratativas com o MDB e Eduardo Moreira, tendo como pano de fundo a política de alianças deste ano.

 

Torcedor

Quem está na torcida para o namoro virar noivado é o deputado estadual Manoel Mota, amigo pessoal de Botelho.

Fábio Botelho foi candidato a vice-prefeito de Florianópolis na chapa do professor Elson Pereira no pleito municipal de 2016. Fizeram 53 mil votos. Segundo o verde, as articulações de momento, sob a ótica do PV, têm “um olhar para 2020”.

 

Fake News

Expectativa nos bastidores acerca de um vídeo apócrifo que ataca determinado grupo político de Santa Catarina, fazendo ligações levianas, para dizer o mínimo, entre políticos do Estado e ministros do STF. O mal-estar é grande, inclusive na suprema corte. Há uma mobilização para descobrir quem elaborou a infame produção e quem mandou produzi-la.