Blog do Prisco
Notícias

Eduardo Moreira apoia pleito de universidades comunitárias

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e o presidente da ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais-, professor Sebastião Salésio Herdt, estiveram na quarta-feira, 1/02, em Brasília, para realizar uma reunião com o presidente da República, Michel Temer, ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ministro da Educação, Mendonça Filho.

O objetivo foi levar o pleito das universidades do sistema Acafe para ampliação do número de beneficiários das bolsas de estudo concedidas pelo Governo Federal, regulamentação das universidades comunitárias e reabertura do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). “Precisamos ampliar o atendimento aos catarinenses para conseguirmos a formação de novas inteligências, com impacto direto na sociedade”, salientou Moreira.

Eduardo Moreira - Salésio Heerdt

Conforme o presidente do sistema Acafe, Sebastião Salésio Herdt, a ampliação da faixa de renda familiar dos alunos atendidos pelas bolsas de estudo, atualmente de um salário mínimo e meio, para três salários mínimos, é uma questão de inclusão social. “Precisamos ampliar o número de beneficiários e estender a concessão de bolsas também para o ensino à distância”, complementou. Já a reabertura do Proies junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo Herdt, irá promover a melhoria da infraestrutura das universidades.

Os ministros Padilha e Mendonça Filho se mostraram sensíveis aos pleitos e ficaram de encaminhá-los junto a suas equipes. “Vamos intermediar e trabalhar a relação com o Ministério da Educação”, garantiu Padilha.

Integraram a comitiva o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, o vice-presidente da Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina, Valter Schmitz, e deputados federais.

Posts relacionados

Comitiva lageana acompanha senador Paulo Bauer em São Joaquim

Autor

Lideranças estaduais do PMDB prestigiam Noite das Violetas em Rio Negrinho

Autor

Copa do Mundo estimula comércio em Santa Catarina

Autor