Blog do Prisco
Coluna do dia

Eleição e impeachment

Desembargador Jaime Ramos, que ainda preside o TRE-SC (a transmissão para o novo presidente, Fernando Carioni, será no dia 16 de abril), é um dos prováveis candidatos à sucessão de Ricardo Roesler na presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Roesler, aliás, dá sinais de que deve apoiar seu atual vice-presidente, João Henrique Blasi. Que estava na iminência de se aposentar há dois anos e só não o fez porque na sucessão de Rodrigo Collaço ele foi convidado para compor chapa com o próprio Ricardo Roesler.
Ramos e Blasi devem ser as principais candidaturas ao comando do Judiciário catarinense. Poderá, naturalmente, haver outros nomes no páreo.
Resta saber até que ponto todo esse processo eleitoral interno no TJSC exerce influência no julgamento do impeachment de Moisés da Silva no caso dos respiradores, cuja data deve ser anunciada a qualquer momento.

Circulando
A propósito, no começo da tarde de segunda-feira, quem circulou pelo Tribunal de Justiça foi o deputado Marcos Vieira (PSDB), um dos cinco parlamentares que compõem o Tribunal Especial do impeachment.

Laços de amizade
João Henrique Blasi, vale lembrar, tem estreita relação com o deputado Julio Garcia, com quem dividiu espaço na Assembleia Legislativa por alguns mandatos.
A eleição para a escolha da nova diretoria do Tribunal é em dezembro com a posse marcada para 1º de fevereiro de 2022. O mandato é de dois anos.

Juro zero
Facilitar o acesso a empréstimos a juros zero para empresas com sede em Santa Catarina é o principal objetivo de emenda apresentada nesta semana pelo deputado estadual Milton Hobus (PSD). As principais mudanças propostas pelo parlamentar na Medida Provisória do Estado que autoriza operações de crédito para pequenos negócios é conceder o benefício mesmo para quem está negativado ou já tem financiamento.

Nas alturas
Santa Catarina arrecadou R$ 2,845 bilhões em março, o que corresponde a um crescimento de quase 16% na comparação com o mesmo mês de 2020. Análise divulgada pelo Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina – Sindifisco/SC nesta quinta-feira (8/4) mostra que somente o ICMS respondeu por R$ 2,215 bilhões, o que significa um crescimento em torno de 10% frente a março do último ano.

Vendas de Páscoa
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta um crescimento de 2,45% nas vendas na Páscoa deste ano em comparação com a mesma data do ano passado. Os produtos que puxaram o índice positivo foram os tradicionais chocolates, mas também houve incremento nas vendas de itens de vestuário e acessórios.
“A pandemia ainda segura o consumidor, mas o crescimento registrado já é um importante sinal de melhora. Com o avanço da vacinação, a expectativa é para uma retomada gradativa nos próximos meses”, avalia Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC. O levantamento foi realizado com base nos dados do SPC/SC.