Blog do Prisco
Coluna do dia

Eleição no domingo

A juíza Camila Coelho, da Justiça Eleitoral de primeiro grau em Brusque, determinou a impugnação da chapa inscrita pelo PP (Bóca Cunha e Rolf Kaestner) para a eleição indireta (quando os vereadores escolhem o prefeito) no município, marcada para este domingo.

A magistrada acatou mandado de segurança impetrado pela chapa formada pelo atual prefeito, Roberto Prudêncio Neto (PSD-foto) e Danilo Rezini (PMDB),  inscrita desde abril do ano passado. Ocorre que somente na segunda quinzena de maio do corrente ano, o TSE determinou a retomada do pleito indireto que havia sido suspenso em 2015, no dia 29 de abril, apenas um dia antes da eleição. O TRE ratificou o despacho, determinando a continuidade do processo do exato ponto de onde havia parado. Ou seja, já não havia mais prazo para substituição de candidaturas, manobra tentada pelo PP. Três dias antes da eleição em 2015, Ingo Fischer e Juarez Piva (PP), desistiram de concorrer. O partido tentou substituí-los agora, mas evidentemente que o juíza eleitoral não teria como acatar tal procedimento.

A juíza determinou o prosseguimento dos trâmites. Salvo novo despacho da Justiça Eleitoral, a eleição terá chapa única: Prudêncio Neto e Rezini.

 

Contexto na Cidade Azul

Joares Ponticelli decide ir para a disputa em contexto eleitoral que lhe pode ser amplamente favorável em Tubarão. Os outros dois nomes confirmados para o pleito são o do atual prefeito, Olávio Falchetti (PT), que enfrenta, como muitos alcaides, dificuldades de gestão. Na outra ponta, o ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB), tenta voltar. Mas ele também teve problemas durante sua gestão.

 

Renovação e experiência

Ou seja, Ponticelli pode apresentar-se como a renovação, que alia, de quebra, a experiência de 16 anos como deputado, presidente da Alesc e governador em exercício por 10 dias. Raimundo Colombo e Gelson Merísio são entusiastas do projeto. O PSD indicará o vice de Ponticelli, possivelmente Caio Tokarski, vereador licenciado e secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão.

 

Sustentabilidade

O PSB de Santa Catarina vai firmar neste sábado, na Acate, em Florianópolis, um compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br), cujo objetivo é mobilizar municípios brasileiros a implantarem políticas de desenvolvimento sustentável.

 

Opções

O evento é uma iniciativa da Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB, e inicia às 10h com uma apresentação do presidente estadual do partido, Paulo Bornhausen. Às 14h, o público poderá assistir a um debate entre os dois pré-candidatos do PSB a prefeito de Florianópolis: Gualtiero Piccoli e Murilo Flores. Um dos dois será a opção do PSB para concorrer à prefeitura em outubro.

 

Contraponto

Presidente da Acors, coronel Sérgio Sell, escreve à coluna e se posiciona sobre a nota publicada na sexta-feira sob o título “Marajás”, que aponta que há oficiais recebendo mais de R$ 30 mil mensais.  “Em relação à nota – Marajás – , de sua autoria, cabe à Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (ACORS) esclarecer que os vencimentos dos militares estaduais, Oficiais e Praças, na ativa e na reserva, são decorrência de conquistas históricas, embasadas no risco de morte que tange permanentemente a nossa atividade profissional, na qualidade dos serviços que prestamos e na dedicação à segurança pública em período integral, visto que nossa prontidão não se limita ao horário de expediente.”

 

Contraponto 2

“Por fim, como detentores de carreira jurídica, os oficiais militares vêm buscando equiparar seus vencimentos aos de outros gestores da segurança pública, o que ainda não foi alcançado. O valor citado em sua nota, ao contrário do insinuado, só existe para aqueles profissionais da segurança com cargo comissionado, situação essa que é exceção para a quase totalidade do oficialato.”