Blog do Prisco
Manchete

Eleições 2020: o vencedor, seus ensinamentos e o posicionamento do Podemos

A direção do Podemos de Joinville está distribuindo este material abaixo. É uma reflexão e o posicionamento da legenda após o resultado do primeiro turno da eleição. O partido elegeu um vereador na cidade e disputou a prefeitura, com Ivandro de Souza (C na foto). Confira

“Abertas as urnas, contados os votos, temos o grande vencedor de 2020 em Joinville: o NÃO!
Dos 403.526 eleitores aptos a votarem, mais de 100 mil simplesmente NÃO compareceram. E daqueles que saíram de casa, mais de 37 mil foram lá para dizerem NÃO em forma de votos brancos ou nulos.

Para termos uma ideia do tamanho desse NÃO, os votos dos dois primeiros colocados somados perdem para quem se negou a votar em qualquer um!

Este é o resultado de uma eleição fria, distante, com muita propaganda nas tvs e redes sociais e pouca conversa olho no olho das pessoas. É fundamental entendermos este recado alto e claro da população. O modelo político-eleitoral se esgotou.

O engajamento do passado, deu lugar ao desalento, chegando ao limite do pior dos sentimentos, a indiferença. Eram 15 candidatos, percorrendo todo o espectro ideológico, da extrema esquerda até a extrema direita. E mesmo assim, o eleitor preferiu dizer NÃO!

O vencedor de direito terá que ratificar esta posição em sua atuação de fato. É nosso dever continuarmos presentes nos debates e ações do próximo prefeito, fiscalizando seu trabalho, cobrando seus compromissos e apoiando suas decisões se entendermos serem verdadeiramente em prol da cidade. Só assim, começaremos a mudar um conceito generalizado que já criou raízes no imaginário das pessoas: “eles só aparecem de 4 em 4 anos pra pedir voto”.

Nós, que fizemos uma campanha séria, honesta, baseada em propostas inovadoras e viáveis, continuaremos presentes no dia a dia de Joinville. Nós entendemos e aceitamos o forte posicionamento da população, sabemos qual é o nosso dever e viemos para ficar!

Dentro deste complexo contexto, estamos diante, neste 2º turno, de uma escolha entre uma certeza e uma possibilidade. O Podemos de Joinville, cujo candidato a prefeito, Ivandro de Souza recebeu 15.195 votos de confiança do eleitorado joinvilense, e sua nominata outros 9.724, elegendo o vereador Brandel Junior, tem a certeza que o projeto liderado por Darci de Matos e seu “ajuntamento” partidário, não representa a renovação que a população quer. Por isso, o Podemos, reunido democraticamente, decidiu por maioria absoluta em apoiar a possibilidade real de mudança, no projeto liderado por Adriano Silva. Entre a certeza e a possibilidade, não hesitamos em seguirmos pelo caminho da esperança.

Somos otimistas e seremos ainda mais vigilantes. Apoiaremos todas as ações que façam o bem para a nossa cidade. Podem contar conosco, acima dos interesses pessoais ou partidários.”