Blog do Prisco
Notícias Últimas

Eletricistas da Celesc embarcam para competição nacional no Espírito Santo

Catarinenses são os atuais campeões do Rodeio Nacional de Eletricistas

Eletricistas da Celesc embarcam neste final de semana para o 8º Rodeio Nacional da categoria. A competição, que terá R$ 46,8 mil em prêmios, vai eleger as principais equipes que executam tarefas no menor tempo, com boas práticas e técnicas inovadoras. Nesta quarta-feira, 1º de novembro, os competidores se reuniram para intensificar os treinamentos.

O torneio será realizado durante o 24º Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), considerado o maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina, que ocorre entre os dias 7 e 10 de novembro, no Espírito Santo.
Ao todo, dez profissionais da Celesc vão participar do torneio. Eles foram selecionados dentre 50 candidatos por meio de seletivas internas, realizadas entre 8 e 19 de maio. Para a competição, serão organizadas duas equipes com os selecionados (Celesc D1 e Celesc D2). Cada uma será composta por um padrinho, dois juízes, quatro eletricistas titulares e um reserva.

“O Rodeio Nacional de Eletricistas é mais do que uma competição. É uma celebração das melhores práticas e da segurança no setor elétrico. Nossa participação reforça a mensagem de que a segurança é uma parte essencial de nosso trabalho diário. Ao competir não apenas honramos o passado vitorioso da Celesc, mas também reafirmamos nosso compromisso de liderar pelo exemplo, garantindo que nossos eletricistas e técnicos realizem suas tarefas com a máxima segurança em mente, todos os dias”, destacou o presidente Tarcísio Rosa.

Na mesma linha, a diretora de Gestão Corporativa, Pilar Sabino da Silva, ressalta que o Rodeio é, antes de tudo, um evento sobre o trabalho seguro. “Ao treinar e desenvolver repetidamente procedimentos operacionais do cotidiano, o eletricista tem a oportunidade de aprimorar suas competências, pois desenvolve uma visão mais ampla e clara da sua forma de trabalhar. A segurança sempre foi uma bandeira prioritária na Empresa, e que está se fortalecendo cada vez mais. Vamos aproveitar essa oportunidade para disseminar práticas de segurança de trabalho na nossa rede”, reforçou

Durante a competição deste ano, serão avaliadas seis tarefas: substituição de medidor; desenergização de circuito; substituição das chaves fusíveis; energização de circuito; escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra; eletricista com os olhos vendados que deve se aparelhar com os equipamentos de proteção individuais (EPIs); além da avaliação das melhores práticas durante o torneio.

“Estamos treinando há meses e estamos otimistas. Só de representar a Celesc em uma competição nacional dessas já é um grande orgulho. A cada dia, trabalhamos incansavelmente para garantir que nossos eletricistas e técnicos realizem suas tarefas com segurança em mente. Esta competição é uma oportunidade de mostrar ao mundo que a segurança é a essência de nosso trabalho, e estamos orgulhosos de ser parte disso”, ressaltou o engenheiro de Segurança do Trabalho, Eduardo Soldateli, que é um dos coordenadores das equipes.