Blog do Prisco
Notícias Últimas

Eletrobras CGT Eletrosul apresenta Plano de Ação de Emergência da PCH Barra do Rio Chapéu

Medida proporciona ainda mais segurança à população na região de Rio Fortuna

A Eletrobras e a CGT Eletrosul, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Rio Fortuna, promoveram encontro com as populações que residem na área de influência da PCH Barra do Rio Chapéu, para apresentação do Plano de Ação de Emergência (PAE). A iniciativa estabelece a adoção de medidas a serem executadas em uma eventual situação de emergência. A pequena central hidrelétrica está localizada no rio Braço do Norte, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. 

A PCH Barra do Rio Chapéu opera normalmente e sua barragem é regularmente monitorada, inspecionada e fiscalizada por equipe técnica de engenharia especializada. “Por meio do PAE, a Eletrobras CGT Eletrosul mantém as populações informadas, preparadas e atualizadas sobre todas as medidas que estão sendo implantadas, proporcionando ainda mais segurança a todos”, destaca Nathan Socha, gerente da Divisão de Segurança de Barragens.

No encontro, será apresentado o aplicativo Alerta Individual, um sistema para celular que notifica de forma rápida e segura alterações no nível de segurança da barragem, indica as rotas de fuga e os pontos de encontro, estabelecendo um canal de comunicação entre a empresa e a população, além de outras funcionalidades.

O PAE é uma medida resultante da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulados de emergência com a participação da Defesa Civil, Prefeitura Municipal e população.

O cadastramento permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação.

Também serão implantadas torres de alarme sonoro por sirene para compor o sistema de comunicação do PAE, que será utilizado para a empresa se comunicar, de forma rápida e direta, com toda a população situada na zona de autossalvamento da usina. Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de emergência.

 

PCH Barra do Rio Chapéu

O empreendimento utiliza o potencial hidrelétrico do rio Braço do Norte, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. O projeto agrega soluções de engenharia para aproveitar o relevo acentuado do vale do rio Braço do Norte e obter mais eficiência energética com um reservatório menor, reduzindo o impacto ambiental e garantindo melhor desempenho operacional. A PCH iniciou operação em 2013, disponibilizando energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina possui duas unidades geradoras, que totalizam 15,15 megawatts (MW), energia suficiente para atender cerca de 85 mil consumidores.

 

*Foto: PCH Barra do Rio Chapéu – Foto Venâncio Máximo