Blog do Prisco
Manchete

Em Brasília, Peninha intermedia recursos para cidades catarinenses atingidas pela enchente

Deputado esteve na Defesa Civil Nacional para que a liberação ocorra de forma mais rápida

Preocupado com a situação das enchentes, o deputado federal Rogério Peninha (MDB/SC) procurou a Defesa Civil Nacional, em Brasília, para solicitar agilidade na liberação de recursos para que os municípios possam reconstruir os estragos. Mais de 40 municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, causando inúmeros prejuízos em residências, estabelecimentos e vias.

“A rapidez é fundamental nestas situações de emergência e o principal pedido dos prefeitos foi a rapidez para liberar os recursos”, frisou. A orientação da secretária nacional substituta da Defesa Civil, Karine Lopes, foi para que os gestores municipais façam a solicitação do reconhecimento da situação de emergência por meio de um sistema específico do Governo Federal criado para este fim, chamado S2iD.

No sentido de orientar os municípios, deputado e secretária ligaram aos prefeitos dos municípios mais atingidos para explicar o procedimento a ser adotado. Segundo levantamento da Defesa Civil, ao menos 52 mil pessoas foram afetadas de alguma forma.

Cidades do Alto Vale

No Alto Vale do Itajaí, os municípios mais atingidos foram Rio do Sul, Laurentino, Rio do Oeste e Taió. “Eu fiz contato com estes destes municípios e o meu chefe de gabinete, o Rafael Pezenti, esteve visitando também muitos outros para fazer o levantamento dos estragos e das necessidades dos atingidos”, afirmou Peninha.

foto>Defesa Civil, divulgação