Blog do Prisco
Destaques

Em Jaraguá do Sul, governador avalia estragos provocados pela chuva e garante parceria do Estado para o trabalho de recuperação

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Na tarde desta segunda-feira, 29, o governador Jorginho Mello sobrevoou a cidade de Jaraguá do Sul. O município foi afetado por fortes chuvas no domingo, que provocaram deslizamentos de terra, queda de muros, erosão no asfalto e inundação em algumas ruas. Ao prefeito, Jair Franzner, o governador frisou que o Governo do Estado está à disposição para ajudar no que for preciso.

A força da água e o alto volume em um curto espaço de tempo assustaram a população. A estimativa é de que tenha chovido cerca de 60mm em apenas 20 minutos. “É um volume de água muito grande que desce e não tem o que segure. A rua vira um rio. Então eu vim aqui para abraçar o prefeito, ver o que aconteceu e no que a gente pode ajudar”, disse o governador, acompanhado do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza e do deputado estadual Vicente Caropreso.

Limpeza de rios

O governador também aproveitou para reforçar que umas das prioridades para 2024 é a questão da limpeza dos rios para minimizar o impacto à população de enchentes como as que atingiram o estado no fim do ano de 2023. “Nós vamos iniciar pelo rio Itajaí-Açu com dragagem e limpeza de rio. Eu estou programando junto com a Fecam (Federação Catarinense de Municípios), que envolve todos os prefeitos, o dia de limpeza de rios e córregos. Isso vai ajudar bastante”, completa o governador.