Blog do Prisco
Manchete

Em nota, mulheres do MP lamentam opinião de deputado catarinense

Parlamentar estadual persiste com machismo e misoginia, menospreza o conhecimento científico e provoca desrespeito às medidas sanitárias, diz a nota 

As membras do Movimento Estadual das Mulheres do Ministério Público divulgaram “Nota de apoio à ciência e solidariedade às bravas mulheres de Santa Catarina” na qual lamenta as opiniões do deputado estadual Sargento Lima (PSL). De acordo com a nota, manifestações como a desse parlamentar “menosprezam o conhecimento científico consolidado, provocam desrespeito às medidas sanitárias, fomentando a desinformação e condenando à morte as pessoas que enfrentam a pandemia instalada – que ganha contornos mais graves por se tratar de opinião de membro do parlamento – mas revelam sobretudo a persistência de uma cultura machista e misógina ao igualar o agir de forma impensada, imprudente e egoísta a uma suposta qualidade masculina”.

A íntegra da nota:

NOTA DE APOIO À CIÊNCIA E SOLIDARIEDADE ÀS BRAVAS MULHERES DE SANTA CATARINA

As membras do Ministério Público integrantes do Movimento MP Mulheres – Santa Catarina, ao tempo em que lamentam as opiniões emitidas pelo Deputado Estadual Sargento Lima, pelas quais declarou: “Quem vai construir o futuro de Santa Catarina serão os homens de coragem e não as pessoas que estão se lambuzando de álcool gel, atochando uma máscara no rosto e escondidos embaixo de uma cama feito mocinhas na menarca”, vêm esclarecer que a manutenção de hábitos de higiene pessoal e o uso de máscaras, aliado às medidas de isolamento, protege o indivíduo e a sociedade da infecção pelo Coronavírus e de inúmeras outras doenças, sendo isso uma verdade científica estabelecida há muitos séculos.

Que agir de forma a não adoecer a si próprio e aos demais com quem se tem contato é um ato lógico e solidário com os seus iguais.

Que quem vai construir o futuro do Estado de Santa Catarina serão Mulheres e Homens saudáveis, trabalhadores e iguais em direitos e deveres.

Manifestações que menosprezam o conhecimento científico consolidado provocam desrespeito às medidas sanitárias, fomentando desinformação e condenando à morte as pessoas que enfrentam a pandemia instalada – que ganha contornos mais graves por se tratar de opinião de membro do parlamento – mas revelam sobretudo a persistência de uma cultura machista e misógina ao igualar o agir de forma impensada, imprudente e egoísta a uma suposta qualidade masculina.

Coragem é um substantivo feminino e significa ausência de medo diante de riscos ou do perigo; bravura, valentia. Força espiritual para ultrapassar uma circunstância difícil; confiança. Capacidade de enfrentar algo moralmente árduo; perseverança. Característica das mulheres que ajudaram a construir o Estado de Santa Catarina e das encarregadas da limpeza, auxiliares e técnicas em enfermagem, enfermeiras, paramédicas e médicas, que no melhor uso de sua ciência, arriscando as suas próprias vidas, cuidam dos que se contaminaram, sem questionar sobre o seu agir eventualmente imprudente. Características igualmente de todas as trabalhadoras, servidoras públicas, policiais, cuidadoras e empregadas domésticas que diuturnamente saem de seus lares para manter os serviços essenciais funcionando com cuidado, perseverança e determinação.

No Estado que leva o nome da apologética Santa Catarina de Alexandria era de se esperar que seus representantes pretendessem demonstrar a verdade de suas ideias, defendendo-a de teses contrárias, e não desqualificando a maioria de sua população – segundo o último censo o Estado de Santa Catarina possui entre a sua população 500 mil mulheres a mais do que homens – atribuindo-lhe covardia e referindo-se ao seu desenvolvimento biológico como se vergonhoso fosse.

A infeliz manifestação enfatiza a necessidade urgente de desconstrução de estereótipos de gênero e de sério debate sobre a discriminação das mulheres na sociedade brasileira. Dessa discussão, não se furtará o MP – MULHERES – SC que, reiterando o seu objetivo de promover a igualdade de gênero e a valorização das mulheres dentro e fora das carreiras jurídicas, permanecerá atento a condutas dessa natureza e solidário a todas as mulheres, com vistas à construção de uma sociedade mais consciente, justa e democrática e que prime pela dignidade das mulheres e pela prevalência e efetividade dos direitos humanos.

Florianópolis, 15 de maio de 2020.

Movimento Estadual das Mulheres Ministério Público – Santa Catarina
Coordenação Estadual – SC