Blog do Prisco
Destaques

Em parceria com BASF, iFood e Mercado Livre, Irani seleciona 12 startups para o programa Irani Labs – Edição ESG

 Edição realizada em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, iniciou em abril com a inscrição de 72 startups

 Uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, a Irani, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, está promovendo a edição especial do Irani Labs – ESG, programa de inovação aberta. A etapa final da seleção se deu com a apresentação de 22 soluções no Pitch Day, que contou com a participação de avaliadores das empresas BASF, iFood e Mercado Livre.

As 12 startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar efetivamente soluções à companhia e receberão mentoria para aprimoramento e desenvolvimento do negócio. Após a etapa de refinamento e cocriação com a empresa, 6 delas implementarão pilotos destas soluções junto à Irani. O programa selecionou negócios com soluções para gestão de resíduos, mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, diversidade e comunidades do entorno e melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores.

A definição das finalistas considerou soluções, produtos e serviços que tivessem real impacto na sociedade, de forma ampla, consistente e mensurável. Todas participarão de workshops com especialistas de Irani, BASF, iFood e Mercado Livre com objetivo de refinar o modelo de negócio. Como parte do programa, as startups receberão suporte individualizado da equipe do Quintessa, e poderão se conectar com a Irani Ventures – veículo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa focado em investimentos em novas e promissoras ideias. O foco é que startups e Irani se tornem parceiras de negócio, futuramente, em uma relação cliente-fornecedor e de codesenvolvimento de soluções.

Conheça abaixo as 12 startups selecionadas:

Embalagens Sustentáveis: IQX, GreenShield e Nathural Chemical

Mudanças Climáticas: Bioflore e Quanticum

Resíduos: Nanobot, Tubox, Prronto e Tamoios Tecnologia

Diversidade e Comunidade do Entorno: EmpregueAfro e Se Candidate Mulher

Melhorias na condição de trabalho de catadores: WasteBank

 

Saiba mais sobre o Irani Labs

  • É o programa de inovação aberta da companhia criado em 2020, com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos.
  • Desde o seu lançamento, o programa já contou com a realização de duas edições, tendo 227 startups inscritas e nove Provas de Conceito (PoC) concluídas.
  • Nas edições anteriores o Irani Labs teve como focos soluções inovadoras para gestão de resíduos, coleta e gestão de aparas, tecnologias florestais, novos materiais e barreiras, design de embalagem, customer experience, indústria 4.0, novos modelos de negócios, produtos e serviços.

Sobre a Irani

 Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Sobre o Quintessa

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. www.quintessa.org.br