Blog do Prisco
Manchete

Em roteiro pelo Norte de SC, ministro exalta o SUS

A convite do senador Esperidião Amin e da deputada Angela Amin, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma importante visita, neste sábado, às cidades de Jaraguá do Sul e Joinville. A comitiva visitou hospitais dos dois municípios para conhecer de perto a realidade das unidades.

– Depois de uma audiência que tivemos em Brasília com o ministro Marcelo Queiroga para tratar da situação de alguns hospitais de Santa Catarina, nasceu a ideia de uma visita do ministro a duas cidades catarinenses,  Jaraguá do Sul, especialmente no Hospital e Maternidade Jaraguá, e Hospital São José; e a Joinville, nos hospitais São José e o Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Farias – disse Amin.

Esperidião Amin destacou a importância da presença do ministro Queiroga para que ele possa entender melhor as demandas de Santa Catarina.

– Posso registrar neste momento meu agradecimento, e a certeza de que essa viagem foi importantíssima para que o ministro compreenda melhor as reivindicações de Santa Catarina. As reivindicações são sempre feitas para se conseguir o melhor em termos de aplicações de recursos para dar segurança e saúde para a nossa gente de Santa Catarina – finalizou.

O ministro Queiroga agradeceu o convite e destacou os modelos e características que os hospitais apresentam em cada segmento.

– Podemos observar modelos diferentes de gestão de serviços de saúde. Em Jaraguá do Sul dois hospitais filantrópicos, com características diferentes, um atendendo a parte de oncologia, o outro a parte de cardiologia, e dois modelos que com certeza trazem respostas para o sistema de saúde. Em Joinville é referência nacional no atendimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. E também um serviço de referência na área de cirurgia cardíaca pediátrica – destacou o ministro.

Queiroga destacou ainda, a importância da ligação entre o poder executivo e legislativo para construção de políticas públicas que são benéficas para a sociedade.

– A integração entre o poder executivo e o legislativo é fundamental para que consigamos avançar em políticas públicas no interesse da sociedade. E Santa Catarina, que já foi governado por duas oportunidades pelo senador Esperidião Amin, é um estado que tem desenvolvimento social e econômico muito grande e com vários pontos em todo o estado como Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Com isso, a prova do sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS). Afinal, onde há Brasil, há SUS – finalizou.

foto>divulgação