Blog do Prisco
Manchete

Em SC, Doria recebe apoio de tucanos nas prévias do PSDB

Governador de São Paulo já esteve no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em Goiás, onde foi saudado como “Pai da vacina” e “governador da vida”

Na capital catarinense, Doria participou do “Encontros do PSDB pelo Brasil”, evento de mobilização pelas prévias tucanas, que definirá, em novembro, o candidato do partido a Presidente da República em 2022.

O encontro contou com o apoio de Clesio Salvaro, prefeito de Criciúma, Clenilton Pereira, presidente da Federação Catarinense dos Municípios e prefeito de Araquari, o ex-senador Paulo Bauer, Vinicius Lummertz, secretário de turismo de São Paulo, Rogério Pacheco, vice-presidente do PSDB, Gelson Merísio, ex-Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto (SP) e Wilson Pedroso, coordenador da campanha de prévias.

RAIZES CATARINENSES

Em seu discurso aos tucanos, Doria enfatizou suas raízes com Santa Catarina. Casado há 26 anos com Bia Bettanin Doria, natural de Pinhalzinho, na região oeste. Doria e Bia têm três filhos. “Santa Catarina me deu a melhor parte da minha vida, a minha esposa. E metade do sangue dos meus três filhos é catarinense. Parte da minha alma e parte do meu coração está aqui, nessa boa terra catarinense”.

ENCONTRO COM GOVERNADOR CARLOS MOISÉS

Na chegada a Florianópolis, Doria foi recebido pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, com quem almoçou na Casa d’Agronômica, residência oficial do Governador catarinense.

O tema central do encontro foi o ciclo de vacinação contra a covid-19 no Brasil. Doria disponibilizou mais vacinas do Butantan para Santa Catarina já no fim de setembro, caso o governo local necessite de mais doses para completar o ciclo de vacinação da população catarinense.

O Ceará já assinou contrato com o Governo de São Paulo para obter mais vacinas diretamente do Butantan. O Espírito Santo será o próximo a ter contrato assinado entre Doria e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O contrato com o Governo do Piauí está em elaboração.

“Teremos uma sobra de vacinas do Butantan para colocar à disposição dos estados e municípios brasileiros para que possam completar seu processo de vacinação. O Butantan é vinculado ao Estado de São Paulo, mas pertence ao Brasil, é uma instituição nacional. Tudo o que nós pudermos fazer para ajudar o Brasil na vacinação, nós faremos”, frisou o governador tucano.

O Estado de São Paulo está com 90% da população adulta vacinada com a primeira dose. E 31% da população com vacinação completa. “No nosso estado, 30 milhões de pessoas já estão vacinadas. Até o dia 16 de agosto teremos completado o processo de vacinação de todos com a primeira dose. E vamos caminhar já para vacinar jovens de 17 a 11 anos”, disse o governador paulista.

O Governo de São Paulo foi o responsável por vacinar a primeira brasileira contra a Covid-19, a enfermeira Mônica Calazans, 54 anos. Ela recebeu a vacina do Butantan em 17 de janeiro deste ano. O Instituto, ligado ao governo do Estado de São Paulo, e presidido pelo médico infectologista Dimas Covas, desenvolveu a primeira vacina do Brasil contra o novo coronavírus.

PRÉVIAS DO PSDB
Em coletiva de imprensa, Doria afirmou que é salutar para a democracia um partido realizar prévias e que continuará mantendo o respeito pelos colegas com quem disputa internamente a indicação dos tucanos para disputar a Presidência da República. Ressaltou ainda o valor dos outros três candidatos, o governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgilio.

O governador reforçou que o PSDB é a única sigla que faz essa consulta interna entre seus filiados. “Sou a prova viva de que prévias estimulam, agregam e produzem eleitos. Graças às prévias do PSDB me tornei prefeito de São Paulo, vencendo no primeiro turno, pela primeira vez na história de São Paulo, e Governador do Estado. Espero ter o mesmo destino nas prévias em novembro.”

DISPUTA POR 2022
Questionado, Doria fez uma análise do cenário eleitoral que se configura para a disputa presidencial em 2022 entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro.
“Nós teremos em 2022 as mais sujas e hostis eleições da história. Os extremistas não dialogam, eles brigam. E nós teremos dois extremistas disputando a sucessão presidencial. Lula na extrema esquerda e Jair Bolsonaro na extrema direita. Não medirão esforços para fazer uma campanha vil, suja, fake, de agressões. Não será uma campanha para principiantes. Será uma campanha dura. Mas o PSDB terá um candidato com força e determinação para defender o Brasil”, afirmou o paulista.

Após o encontro com filiados e lideranças tucanas, Doria retornou para São Paulo. Santa Catarina é o quarto Estado visitado pelo governador paulista na campanha pelas prévias.