Blog do Prisco
Destaques

Emoção e homenagens na Efapi

Ex-prefeitos receberam Medalha de Honra do Centenário de Chapecó

A noite desta quarta-feira (11) foi marcada por homenagens e emoção no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves.  Em uma cerimônia realizada no estande da Prefeitura, ex-prefeitos municipais  receberam a Medalha de Honra do centenário de Chapecó. Instituida por meio do decreto nº 34.566, assinado pelo prefeito  Luciano Buligon no dia 10 de agosto de 2017, a medalha faz parte das comemorações dos 100 anos e é uma forma de manter viva a memória histórica do município.

Para Buligon, é um privilégio fazer parte desta celebração e reconhecer lideranças políticas que contribuíram para o desenvolvimento do município. “Esses homens deixaram o conforto de suas casas para ajudar a construir a Chapecó que temos hoje – uma cidade que  é referência. É um momento especial, uma fotografia dos 100 anos”.

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega da honraria ao ex-prefeito Milton Sander (de casaco marrom) - fotos>divulgação
Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega da honraria ao ex-prefeito Milton Sander (de casaco marrom) – fotos>divulgação

As homenagens foram entregues pelo prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Valmor Junior Scolari e o ex-senador Casildo Maldaner. A medalha foi confeccionada especialmente para a ocasião e tem gravado o selo do centenário.

O primeiro a receber foi  Onório Romano Alberti (16º prefeito de Chapecó).  “Me sinto muito feliz, vi esse município crescer. Fiz um pouco dele. Ajudei e quero continuar ajudando”, disse.  Sandra Maria Alberti, filha do ex-prefeito, estava emocionada. “Estou orgulhosa! Com poucos recursos, meu pai fez muito por Chapecó. É um apaixonado por esta terra. Essa é uma justa homenagem”.

Ao receber a medalha, José Fritsch, 34º prefeito, ressaltou a alegria pelo reconhecimento. “É uma satisfação ter passado por esse município como prefeito. Se pudesse voltar no tempo, faria tudo novamente. Trabalhei para melhorar a vida das pessoas”.

Também foram homenageados  Altair Wagner (28º prefeito de Chapecó),  Milton Sander (29º), Ledônio Faustino Migliorini (30º), Aldi Berdian (33º), Pedro Francisco Uczai (36º), João Rodrigues (37º),  Elio Francisco Cella (38º) e José Cláudio Caramori (40º).

O ex-prefeito e atualmente deputado federal João Rodrigues falou em nome dos homenageados. Destacou que a medalha valoriza quem se dedicou ao desenvolvimento do município. “ Todos que aqui estão procuraram fazer o máximo. Cada um a seu modo, mas todos fizeram a sua parte e cumpriram a missão de entregar para o seu povo uma cidade melhor.