Blog do Prisco
Coluna do dia

Emplacada nacional

O ministro Paulo Guedes, da Economia, anunciou que o governo vai antecipar os feriados deste ano para o período de quarentena. A medida visa a compensar alguns dias em que o comércio esteve com as portas fechadas em função da Pandemia de Coronavírus.

A ideia partiu do catarinense Roque Pelizzaro Junior, que hoje é diretor do SPC Brasil. O empresário presidiu a FCDL de Santa Catarina de 2005 a 2008, e de 2008 a 2013 comandou a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

O SPC é o braço de serviço do sistema CNDL, por ali passam toda a estrutura de gestor de crédito e operador de banco de dados.

O comerciante encaminhou a sugestão numa vídeo conferência com os dirigentes da CNDL, onde Pelizzaro mantém excelente trânsito.

Acatou

Na sequência, os presidentes de Federações estaduais tiveram reunião com o ministro Paulo Guedes, que recebeu a ideia. E acabou acatando como forma de tentar minimizar um pouco os prejuízos do setor comercial.

Influente

Mais uma emplacada de Roque Pelizzaro Junior, atualmente um dos mais influentes líderes do comércio no país.

Transportes

Mais uma grande incógnita em meio à pandemia. Como vão ficar as empresas de transporte coletivo de Santa Catarina? Enquanto alguns setores já voltaram às atividades e outros se organizam para a retomada, não há previsão para este segmento estratégico, de massa e fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade, estado ou país.

Ignorando

Mesmo em se tratando de segmento tão estratégico, até agora os governos, estadual e municipais, não sentaram com os empresários para fazer uma avaliação do quadro. Não custa rememorar que as companhias transportadoras de passageiros formam seu fluxo de caixa básico mediante a tarifa paga pelos usuários. Não há mágica. Qual a contribuição o poder público dará às companhias de ônibus?

Se merecem

Vejam só. Depois do despacho de um magistrado federal, determinando que os R$ 3 bilhões do Fundão Eleitoral sejam destinados à Saúde pública no país, rapidamente as esquerdas e o centrão (grupo de partidos fisiológicos) se uniram no Congresso. E vão fazer de tudo para evitar a destinação da bolada bilionária para salvar vidas. Eles realmente só pensam em salvar a si próprios, seus mandatos e privilégios absurdos num país tão profundamente desigual.

Sinal dos tempos

O MDB-SC cresceu e agora tem 843 vereadores, conforme a janela partidária encerrada no último sábado. O número, embora represente apenas um a mais do que antes do fim do período permitido para troca de legenda, deve ser comemorado pelos emedebistas, avalia o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner. Sinal dos tempos e  da nova realidade do partido, que ainda é o maior de Santa Catarina.

FRASE

“Não fazemos parte do governo, perdemos duas cadeiras na Câmara Federal, temos só um senador, não fomos para o segundo turno na eleição para governador e surgiram novos partidos como o PSL e o PL, do qual inclusive ajudamos a eleger Jorginho Mello para o Senado. Pois mesmo com tudo isso, ainda aumentamos nosso total de vereadores” Celso Maldaner, presidente estadual do MDB, “comemorando” a adesão de um vereador ao partido durante a janela de março.