Blog do Prisco
Notícias Últimas

Empreendimento da maior construtora do Sul do país em Joinville terá paisagismo assinado pela equipe de Jordi Castan

Uma das mais reconhecidas empresas do ramo em Santa Catarina, a Boa Vista Paisagismo, de Joinville, foi convidada para desenvolver o projeto do Vitra, o primeiro empreendimento da marca Plaenge no Estado. As obras do residencial, localizado no coração do bairro Atiradores, zona nobre e uma das mais valorizadas de Joinville, começam neste mês de fevereiro. O endereço, Rua Eduardo Miers, 154, situa-se nas proximidades da Via Gastronômica e do Hospital Dona Helena, com acesso a toda a estrutura de lazer e serviços do Centro.

“A proposta elaborada para o Vitra traz o verde para compor os espaços, criando uma atmosfera intimista, que valoriza ainda mais a arquitetura”, descreve Jordi Castan, paisagista formado na Escola de Parcs i Jardins, de Barcelona, que há 35 anos realiza projetos de paisagismo no Brasil e no exterior. A parceria da Boa Vista com a construtora nascida em Londrina (PR) teve início em 2018, com o projeto do residencial Breeze, da marca Vanguard. “Temos mantido uma relação profissional duradoura, de respeito e colaboração. Nossa filosofia de trabalho é muito próxima e, a cada novo projeto, há uma interação maior. O resultado é evidente pela maior sintonia entre as equipes e com cada uma das outras disciplinas envolvidas.”

**************
“Com a pandemia, o verde ganhou importância”

Confira a entrevista com Jordi Castan

+O que é tendência, hoje, em paisagismo para projetos residenciais?+
Há várias, mas algumas são só modismos efêmeros e é bom evitá-los. Não se consolidam, acabam não perdurando. Nosso foco é identificar aquilo que é essencial, duradouro, o que permanece além do tempo. Até porque um empreendimento ou um projeto de paisagismo não pode ser visto como algo passageiro. Não é uma peça de roupa ou um acessório que dura pouco tempo e passa de moda. Ninguém toma a decisão de investir na sua moradia sem considerar muito uma decisão tão importante. Acompanhamos as tendências que têm consistência. A qualidade de vida é uma delas. As pessoas estão muito mais preocupadas hoje com a sua qualidade de vida. Há uma mudança de comportamento com relação à natureza. As pessoas querem saber mais, conhecer, sentir, perguntam, questionam, participam, e isso é muito bom. Um exemplo de tendência é o uso de pomares com frutas nativas. Hoje, utilizamos árvores frutíferas nativas nos projetos, tanto para sombra quanto pela sua floração e o atrativo dos frutos. Recuperando o prazer de colher as frutas do pé.

+Quais são as referências maiores em projetos de paisagismo para seu estilo de trabalho?+
Uma mistura da formação acadêmica europeia extremamente técnica e a oportunidade de ter trabalhado por sete anos com Roberto Burle Marx, o maior nome do paisagismo no Brasil. O resultado de ter trabalhado profissionalmente em mais de 30 países, das experiências acumuladas ao longo de mais de 35 anos de trabalho, e de ter uma equipe magnífica que assume novos desafios em cada projeto. Aprendemos mais a cada projeto que vemos. Aprendemos a como fazer melhor e, principalmente, aprendemos o que não deve ser feito. Esse é hoje o nosso objetivo prestar mais atenção a fazer melhor.

+Você já percebe uma atenção maior das famílias ao paisagismo do lugar como um fator para a escolha de um apartamento para morar?+
Sim, é impressionante como há uma mudança. O acesso à informação permite uma maior interação com os clientes. Você fala o nome de uma planta e está na ponta dos dedos do cliente, que já a procurou no seu telefone e reage à proposta. Os clientes sabem melhor o que querem. As construtoras têm seus produtos mais bem formatados, conhecem melhor seus clientes, o mercado está mais exigente, e o resultado é um mercado muito mais competitivo. É bom para todos. Com a pandemia, o verde ganhou importância, temos uma maior preocupação pelos espaços verdes. Até há pouco tempo, havia quase que uma corrida quanto a ter tantos espaços de lazer, um empreendimento anunciava 27 espaços e logo outro anunciava 28 ou 29. Hoje, as pessoas buscam qualidade, não quantidade. Essa é uma mudança que veio para ficar.

+O quanto a presença de áreas verdes e arborização é um fator relevante na escolha por um novo lugar para viver?+
Muito, mas os espaços urbanos são limitados. Não é sempre que temos oportunidade de propor grandes espaços. Aí o perfil da construtora é determinante. Há aquelas que buscam rentabilizar cada metro quadrado, mesmo à custa de perder qualidade, e há outras, como a Vanguard e a Plaenge, que vão além de pura rentabilidade e querem agregar valor. Todos os profissionais envolvidos no projeto sabem que é preciso dar um passo a mais, para fazer a diferença. Não há mais espaço para mais do mesmo.

+De que forma os projetos de paisagismo foram influenciados pelo “fique em casa” desde o início da pandemia?+
Há uma mudança de comportamento. Houve muitos exageros e erros durante a fase mais intensa da pandemia. fechar playgrounds, jardins e proibir o acesso às áreas comuns foi um erro. Mas foi o caminho mais fácil. O correto teria sido oferecer alternativas, estabelecer horários, reduzir a quantidade de pessoas… Ao proibir, provocou-se uma situação de estresse, só quem tem filhos pequenos sabe o que foi. Também para as pessoas de idade ficar confinados por semanas a foi uma prova duríssima. Hoje todos querem mais verde, até dentro de casa, as “urban jungles” são parte dessa mudança. O caminhar mais, o desfrutar da sombra de uma árvore ou tirar os sapatos para pisar na grama são também partes da mudança. Os projetos de paisagismo devem responder a isso e os espaços que estamos projetando hoje são mais polivalentes: menos redário e mais árvores para pendurar uma rede, menos “fire place” e mais bancos para conversar ou ler um bom livro. Mais playgrounds, mais espaços pet. Tudo está mudando e é preciso saber identificar essas mudanças e nos antecipar.