Blog do Prisco
Destaques

“Empresário não tem que bater na porta do governo”, diz Décio Lima sobre relação com setor produtivo

Candidato recebeu cartas de representantes do setor em Blumenau

O candidato da frente de esquerda (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, garantiu que fará uma gestão parceira do empresariado caso seja eleito, e que não vai “governar de dentro do gabinete”. Segundo ele, são os governantes que devem procurar o empresariado, não o contrário.

“Meu governo não será em Florianópolis. Será nas 21 microrregiões de Santa Catarina, sentado com vocês, o setor produtivo”, disse Décio, durante reunião com representantes da
Associação Empresarial de Blumenau (Acib), da CDL Blumenau e da Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampe).

“O setor produtivo é protagonista na melhoria da qualidade de vida da população. Então, não é o empresário que tem que bater na porta do governo. É o governo que tem que está aqui, como parceiro”, salientou.

Durante a audiência, Décio recebeu cartas de compromisso das entidades, com demandas a respeito de melhorias na infraestrutura, ambiente de negócios, saúde e educação. Ele se comprometeu a dar andamento às pautas, como é o caso da desburocratização e anunciou que lançará o maior programa de infraestrutura para impulsionar o setor econômico, incluindo a conclusão da BR 470. Ele também lembrou que foi resultado da sua atuação parlamentar a inclusão da duplicação da BR470 no PAC.

Nesse sentido, Décio defendeu a “digitalização do estado”. Segundo ele, processos administrativos, serviços e informações de Santa Catarina passarão a estar disponíveis por meio de um aplicativo. “Vamos modernizar o estado de Santa Catarina”, afirmou.

Saúde e educação
Décio também criticou o atual modelo das unidades de educação e da situação de saúde do estado. Segundo ele, é preciso criar um modelo para tornar a escola mais atrativa para os jovens, bem como melhorar a mão de obra dos profissionais catarinenses.

“Chegamos a ter 30 institutos federais espalhados em nosso estado nos governos do PT. Mas quero criar 21 institutos estaduais de educação para resolver o grave problema de qualificação que temos em nosso estado”, disse, acrescentando que cada instituto se adaptaria à realidade local.

Ao comentar sobre o sistema de saúde, Décio classificou o caos no sistema como um “absurdo”, e defendeu a criação do Sistema Único de Saúde catarinense. “Precisamos integrar a filantropia, os municípios e a estrutura do estado”, disse.

Representatividade
Décio esteve acompanhado da candidata a deputada federal pela Frente Democrática, Ana Paula Lima e dos candidatos a deputado estadual, o vereador Adriano Pereira, Jean Volpato e Dalva Assini.

A candidata Ana Paula Lima reforçou o compromisso com a representatividade e a importância de ter uma deputada federal da região.

“Infelizmente Santa Catarina é o quinto estado mais violento contra a mulher. Precisamos de campanhas. O tema das mulheres precisa ser debatido pela sociedade”, salientou Ana Paula.

foto>Denner Ovidio, divulgação