Blog do Prisco
Destaques

Empresários e lideranças públicas unem esforços na Plenária Regional Extremo Sul da Facisc para debater segurança em Santa Catarina  

Encontro contou com a presença do delegado geral da Polícia Civil do Estado, Ulisses Gabriel, que destacou avanços e investimentos em tecnologia

 Empresários e representantes do poder público reuniram-se na última quinta-feira, 7, na Plenária Regional Extremo Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) para discutir questões cruciais sobre segurança pública no Estado.

O ponto alto do encontro foi a presença do delegado geral da Polícia Civil do Estado, Ulisses Gabriel, que apresentou detalhadamente o planejamento estratégico de sua pasta no governo.

Gabriel destacou os avanços alcançados pelo Estado com os investimentos em tecnologia, afirmando que “hoje Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil”. Além disso, revelou planos de expandir essas tecnologias para outras regiões do país e até mesmo para o exterior.

Em seu discurso, o delegado geral enfatizou projetos voltados para a valorização profissional dos policiais, incluindo iniciativas como academias, a análise do perfil epidemiológico, melhorias ergonômicas, fortalecimento da Central de Serviços de Órgãos Públicos (CSO, programas de mestrado profissional em Direito, e pesquisas de clima organizacional.

 “Temos que cuidar bem dos nossos profissionais para que possam oferecer um atendimento de excelência em nossas delegacias”, salientou Gabriel. Além disso, ele elucidou os pilares de atuação da Polícia Civil, ressaltando suas funções em investigação, inteligência e fiscalização.

Também apresentou projetos inovadores, como a emissão de antecedentes criminais virtualmente, o projeto alerta de carga roubada, o sistema único de denúncia, o programa K9 nas Escolas, o SOS Pet, a delegacia da mulher virtual, a sala Lilás para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, e a criação de brinquedotecas para crianças durante os momentos de denúncia, visando evitar sua exposição a situações traumáticas.

 

Projetos da Facisc para o triênio

 

Durante a reunião, o presidente da Facisc, Elson Otto, apresentou seu plano de gestão para o próximo triênio, com ênfase em ações e projetos para fortalecer as empresas associadas e expandir o alcance da federação por todo o Estado.

 Dois projetos foram lançados durante o evento: o “Voz Única Municipal”, apresentado pela consultora de Atuação Regional, Paolla Vieira, que busca padronizar e organizar o diálogo entre as associações empresariais e o poder público, e o “Vista a Camisa”, apresentado pelo consultor de Soluções, Lucas Silveira, que visa promover a competição saudável entre as associações, estimulando o crescimento e reconhecendo os profissionais do setor comercial.

 A vice-presidente Regional do Extremo Sul da Facisc, Thayni Librelato, enalteceu a importância da colaboração entre empresários e o poder público para promover uma região mais inovadora e competitiva.

 Diversos líderes empresariais estiveram presentes na reunião, incluindo Édio Kunhasky Júnior, presidente da Aciva – Araranguá; Isadora Arns, presidente da Acif – Forquilhinha; Valcir José Zanette, presidente da Acic – Criciúma; Marco Aurélio Périco Góes, presidente da Acii – Içara; Larissa Bortolotto, vice-presidente da Aenove – Nova Veneza; Jucemar Silva da Rosa, presidente da AECS – Cocal do Sul; e Fernando Mendes, diretor de Relações Públicas da Acio – Orleans, acompanhados dos diretores e executivos de suas respectivas  entidades.

 A presença do prefeito de Nova Veneza, Rogério José Frigo, acompanhado do vice-prefeito Élzio José Milanez e de vereadores do município, acrescentou ainda mais representatividade ao evento.

 Essa reunião destacou a importância da cooperação entre setores público e privado para enfrentar os desafios relacionados à segurança pública, bem como para promover o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.