Blog do Prisco
Notícias

Empresas catarinenses iluminam Ponte Anita Garibaldi

Consórcio Quantum e Sadenco une vasta experiência das empresas no setor de energia e é o responsáveis pela marcante iluminação da maior ponte estaiada em curva do mundo

A Ponte Anita Garibaldi – ou Ponte de Laguna, como é popularmente conhecida – começou a se tornar realidade no ano de 2010, com o início do processo de licitatório. Hoje, 5 anos depois e com apenas um mês de atraso na entrega definida originalmente, o mais novo cartão postal de Santa Catarina surge majestosa sobre o Canal das Laranjeiras, no município de Laguna, no sul do Estado.

A iluminação da maior ponte estaiada em curva do mundo merece destaque. Com o chegar da noite e o acender de suas luzes, a Ponte Anita Garibaldi se torna ainda mais impactante e majestosa. As empresas responsáveis por este feito histórico são as empresas catarinenses Quantum Engenharia e Sadenco, que, por meio de Consórcio, uniram sua vasta experiência no setor de energia e iluminação pública e deram luz à “gigante estaiada”.

CONCÓRCIO QUANTUM SADENCON PONTE ANITA

Os testes de luz começaram no dia 09 de julho, quinta-feira, com apenas parte das luzes acesas. No fim da tarde da sexta-feira (10), porém, a Ponte de Laguna ficou totalmente iluminada pela primeira vez. O acendimento das luzes coloridas na parte estaiada e das lâmpadas de LED das demais partes ao longo dos quase três quilômetros de extensão foram parte dos últimos testes de iluminação da estrutura. Mas ao longo da última semana, operários seguiram trabalhando nos acabamentos para a inauguração, que aconteceu no dia 15 de julho, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, e de diversas outras autoridades.

Para Gilberto Vieira Filho, diretor-presidente da Quantum Engenharia, uma das empresas parte do consórcio responsável pela iluminação da ponte, a inauguração da Anita Garibaldi é um marco na história não apenas de Santa Catarina, mas do Brasil. “São 182 postes equipados com lâmpadas de LED – que possuem alta vida útil, baixa manutenção e são mais econômicas – e mais 72 refletores LED RGB, instalados sob nossa responsabilidade. As luzes coloridas, que ficam no centro, na parte estaiada, vão oferecer um show a parte, já que permitem uma
infinidade de combinação de cores e possuem uma cromaticidade mais viva, deixando-as bem mais intensas. Ser peça fundamental no projeto desta gigante é um marco para o Consórcio Quantum e Sadenco”, afirma o engenheiro.

Foto: divulgação