Blog do Prisco
Coluna do dia

Encaminhamentos na Alesc

Encaminhamentos na Alesc

Há fortes sinais de que o governador eleito, Jorginho Mello, pode ter cometido seu primeiro equívoco político. Antes mesmo de assumir o mandato de chefe do Executivo estadual.
Ao escolher, ao que parece, de forma açodada, um lado na disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa, o liberal não foi assertivo.
Na terça-feira, a musculosa bancada do PL na Alesc, com 11 deputados, definiu apoio a Zé Milton Scheffer (PP), que não cansamos de repetir, é um dos melhores quadros da Alesc.
A questão não é o nome e nem o perfil de Zé Milton. O problema é que a articulação em torno de Mauro de Nadal (MDB) ganhou contornos definitivos para a conquista do parlamento.

Blocos e blocos

Ontem de manhã, o MDB e o PSDB fecharam um bloco na Alesc. Serão oito deputados. Noutra frente, o PT, o PDT e o PSOL também estão na mesma toada. Formarão outro bloco. Seis deputados.

Mais sete

PSD, União Brasil e PTB acertaram os ponteiros na mesma balada. Contarão com sete parlamentares.

Fecha a conta

Nessa conta já são 21 votos, o suficiente para decidir os rumos no Parlamento catarinense.

Margem de segurança

Evidentemente que o seguro morreu de velho. Ainda mais em se tratando de disputas por poder político.

Podemos e Republicanos

Também por esse detalhe, Mauro de Nadal já conta com dois votos do Podemos, Lucas Neves e Paulinha da Silva; e também conquistou o apoio do Republicano Sérgio Mota. Teríamos aí 24 deputados.

Presidente

Há, ainda, articulações em curso para trazer Camilo Martins (que soa muito bem encaminhada), presidente estadual do Podemos, para o grupo. Chegariam a 25 parlamentares.

Outra frente

Ao lado de Zé Milton, estão os 11 do PL e os três do PP, totalizando 14 votos.

Lembrar é viver

Outro detalhe importante: Jorginho Mello sequer sentou para conversar com Mauro de Nadal. Tampouco houve acenos ou conversas sobre espaços no governo ao Manda Brasa. Nessa batida, Jorginho faz lembrar Antônio Carlos Konder Reis, em 1975, quando tentou enfiar Sebastião Neto Campos goela-abaixo e seu candidato perdeu para Epitácio Bittencourt.

Educação gratuita

O governador eleito, Jorginho Mello, foi às redes sociais para reforçar seu compromisso com a Educação. Voltou a falar do programa Faculdade Gratuita, a ser instaurado a partir do Sistema Acafe.

Homem de palavra

“No meu governo todo o estudante poderá realizar o sonho do curso superior. Pode apostar. Sei o que é passar dificuldades para pagar as mensalidades sendo de família humilde.
Por isso, reforcei o compromisso de lançar o programa Faculdade Gratuita durante solenidade dos novos dirigentes do Sistema ACAFE, que passa a ser comandada pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta,” assegurou Jorginho.

Pijama

O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, decidiu pedir a sua aposentadoria antecipadamente. Na manhã desta terça-feira, ele fez sua última sessão de julgamento na 5ª Turma, na qual foi homenageado pelos pares. Mussi é catarinense de Florianópolis e teve atuação destacada tanto na advocacia quanto na magistratura.