Blog do Prisco
Coluna do dia

Encerrando a semestre

Encerrando a semestre

Pelo calendário, já estamos no segundo semestre de 2019. A Assembleia Legislativa, contudo, entrará em recesso no dia 17 de julho. E antes da pausa de meio de ano, os deputados estaduais vão ter que deliberar sobre um tema crucial: a política de renúncia fiscal, também chamada de benefícios fiscais, de Santa Catarina. A pauta vai dominar os debates até a próxima semana.

Esse assunto vem sendo discutido há anos, sempre com muita polêmica. Desde o começo do novo governo, a questão voltou com força à ordem do dia lá em janeiro. Mas foi retardada para uma definição agora.

Moisés da Silva aperta o cinto e atua no sentido de restringir as concessões das benesses na cobrança de ICMS de segmentos e empresas.

O governador enviou projetos de lei à Assembleia neste diapasão. As matérias já estão tramitando e que vão dominar os debates no Parlamento estadual até a próxima semana.

Personagens

Nesta semana, a bola está com o presidente da Comissão de Finanças da Casa, Marcos Vieira, que está em contato direto com o secretário da Fazenda, Paulo Eli.

Na sequência, os chefes dos poderes – Júlio Garcia (Assembleia) e Moisés da Silva (governo) – vão entrar no circuito. Até porque, os estados, todos, são obrigados a definir suas políticas fiscais e encaminhá-las ao Confaz até 31 de julho. Muita polêmica à vista.

Integração sulista

A deputada federal Angela Amin (Progressistas) participou nessa segunda-feira da reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa. A parlamentar defendeu como ação imprescindível para a melhoria da segurança de quem trafega e trabalha nas rodovias catarinenses a integração entre as forças de segurança dos três Estados do Sul, em especial as polícias rodoviárias.

Empreendedorismo

Do entretenimento às áreas mais conservadoras de negócios, mais de 50 cases de sucesso serão apresentados em 15 horas de imersão, em 4 arenas simultâneas no dia 6 de julho, em Florianópolis. A programação conta ainda com feira de negócios, com mais de 40 empresas, e momentos de networking entre empreendedores.

Plural

Pelo sexto ano consecutivo Florianópolis será palco de um dos maiores encontros de empreendedorismo do Brasil, e desta vez com um grande diferencial: esta é a programação mais plural de todas as edições do evento. O objetivo é proporcionar conhecimento para quem já empreende ou quer se tornar empreendedor, considerando novos nichos de mercado e também os mais tradicionais.

Agora vai

A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade garantiu a continuidade das obras da SC-108, a Via Expressa de Blumenau, apesar da paralisação das obras e de ajustes nos projetos. A garantia foi dada pelo secretário Carlos Hassler durante audiência pública da Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Alesc, realizada na noite de segunda-feira, no Clube Caça e Tiro da Itoupavazinha, em Blumenau.