Blog do Prisco
Notícias Últimas

Encontro Estadual de Segurança traz ministro da Secretaria da Presidência para SC

Facisc e Polícia Militar de SC realizam evento na próxima quarta, 11/9, para debater iniciativas, inspirações e ações para promoção de um estado mais seguro e dinâmico

Quarto item mais relevante levantado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) no programa Voz Única, a segurança  é um dos assuntos que mais preocupa o setor produtivo em Santa Catarina. Por conta disso, a Facisc e a Polícia Militar de SC se uniram para realizar programas e ações para promover a melhoria da segurança no Estado. No dia 11/9, as duas instituições vão realizar juntas o 1º Encontro Estadual de Segurança “SC mais Segura”. O evento acontecerá no Hotel Majestic, em Florianópolis.

O evento reunirá empresários, gestores públicos e lideranças sociais para debater o tema com nomes de referência nacional e internacional. Entre as presenças confirmadas, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, o ex-oficial da Marinha de Israel, Ronen Avraham e o Coronel da Polícia Militar de São Paulo, José Vicente da Silva Filho.

O ministro Jorge Oliveira é advogado e policial militar da reserva. Concluiu o ensino médio no Colégio Militar de Brasília e chegou ao posto de major na Polícia Militar do Distrito Federal. Ele passou para a reserva em 2013. Formado em Direito, Oliveira fez curso de produção de conhecimentos e operações na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e trabalhou de 2003 a 2018 no Congresso Nacional. O ministro foi assessor parlamentar da PM-DF e assessor jurídico de Bolsonaro quando o presidente era deputado federal. Jorge Oliveira também trabalhou com o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.

Para o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, para melhorar a segurança é preciso que se amplie a discussão sobre o tema. “Precisamos falar sobre o combate à criminalidade, mas também precisamos aprimorar a segurança digital, de informação, atualizar a legislação processual, para buscarmos garantir um ambiente mais harmonioso e confiável para nossos negócios e oportunizar o crescimento da competitividade catarinense”.

Para o comandante Geral Polícia Militar e secretário de Estado da Segurança Pública SC, Coronel Araújo Gomes, a importância do evento está relacionada a promoção de um diálogo permanente da sociedade, por meio da articulação pública/privada com ênfase na disseminação de práticas sustentáveis e inovadoras para a gestão pública da segurança. “A aliança entre a Classe Produtivas e os Órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública, impulsionam o envolvimento da sociedade e das autoridades públicas, proporcionando a multiplicação de cases de sucessos, como a contínua redução dos indicadores de criminalidade”.

Exemplo de Israel
Em abril deste ano Brasil e Israel assinaram um acordo para o intercâmbio de informações sobre segurança pública e sobre prevenção e luta contra o crime organizado. O exemplo de Israel será um dos temas tratados no evento. O ex-oficial da Marinha de Israel, Ronen Avraham vai falar sobre o panorama da Segurança Pública de Israel e aplicação das soluções no Brasil e SC.

Custo da Violência x custo da oportunidade

A econometria é um conjunto de ferramentas estatísticas com o objetivo de entender a relação entre variáveis econômicas através da aplicação de um modelo matemático. O custo da violência X custo da oportunidade é o tema da palestra do Coronel da Polícia Militar de São Paulo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho.

FACISC
Como maior Hub empresarial voluntário, a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (facisc.org.br), congrega mais de 34 mil empresas em suas 148 Associações Empresariais, presentes em 220 municípios do estado.

Serviço:
Local: Hotel Majestic Palace – Florianópolis, SC
Data: 11 de setembro de 2019, 13h30-19h45
Inscrições Gratuitas  – pelo site da Facisc – facisc.org.br

Programação
11h30 – Almoço reservado com autoridades

13h30 – Abertura oficial – Governador SC, FACISC, PM

14h00 – Segurança Pública como Instrumento de Desenvolvimento Econômico Social e da Competitividade – Jorge Oliveira (Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República)

15h15 – Econometria: O custo da violência X custo da oportunidade – Coronel PMSP RR José Vicente da Silva Filho (Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública)

16h15 – Intervalo

16h45 – Case Jaraguá do Sul: a cidade mais segura do Brasil – Coronel Amarildo Alves (Comandante 12ª RPM), Tenente Coronel Márcio Leandro Reisdofer (Comandante do 14º BPM)
Case Florianópolis: O impacto da Segurança Pública no Mercado Imobiliário no Norte da Ilha (Operação Mãos Dadas) – Capitã PMSC Gabriela Falck Bortolini Pizzolatti Miranda Ramos e Julio de David (Empresário de Florianópolis)

17h15 – Panorama da Segurança Pública de Israel e Aplicação das Soluções no Brasil e SC – Ronen Avraham (Ex-Oficial da Marinha de Israel)

18h30 – Cenários e Desafios da Segurança Pública no Brasil e em Santa Catarina  – Cel. Araújo Gomes – Cmte Geral Polícia Militar e Sec. de Estado da Segurança Pública SC

19h45 – Encerramento