Blog do Prisco
Destaques

Encontro virtual conecta jovem empresários de todo o Estado

178ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual de Jovens Empresários (Cejesc), promovido virtualmente, a partir de Chapecó, proporcionou networking, capacitação e fortalecimento do empreendedorismo em todas as regiões de Santa Catarina

            Um ambiente para trocar experiências, potencializar oportunidades e aperfeiçoar negócios. Assim foi a 178ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), realizada em Chapecó, com o tema “Conecte-se com o seu melhor”. O evento virtual, organizado pelo Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e transmitido pelo YouTube, somou entre a quinta-feira e sexta-feira (22 e 23) quase 700 visualizações.

            Na sexta-feira, segundo e último dia do encontro, a programação foi voltada para assuntos ligados ao movimento jovem empreendedor, com reuniões dos coordenadores da regional, da diretoria do Cejesc, apresentação dos núcleos de jovens e bate-papo sobre engajamento e negócios.

            Também foram lançados a Semana Estadual do Jovem Empreendedor (SemanaJE), que será realizada na segunda semana de junho, com foco na disseminação e incentivo ao empreendedorismo entre jovens, e o Programa WINN (Winning In The New Normal), concebido para ajudar micro e pequenas empresas a melhorar sua eficiência e aumentar a sua demanda no presente, enquanto ganham competitividade para o futuro. Em paralelo, nove empreendedores apresentaram pitchs, compartilhando seus negócios com os participantes do evento.

            AGO VIRTUAL

Essa foi a primeira vez que a AGO foi realizada no formato virtual em Chapecó. A cidade havia recebido o evento há cerca de 10 anos, mas por conta da pandemia, a Assembleia tem acontecido no Estado somente on-line, com periodicidade semestral. Na avaliação do coordenador do NJE, Willian Cezar, essa adaptação do evento acabou se tornando uma oportunidade de incluir pessoas e oportunizar que jovens de fora de Santa Catarina também pudessem assistir à programação.

            “Foram dois dias de integração, de compartilhar de ideias e expertises. O principal objetivo do nosso movimento é desenvolver as empresas por meio das pessoas, dos seus jovens líderes. Nos dedicamos a trazer para essa AGO debates que inspirassem esses empreendedores a evoluir constantemente em seus negócios”, pontuou Willian.

            O presidente da ACIC Chapecó, Nelson Akimoto, destacou a importância da participação dos jovens no associativismo empresarial. “Eventos como esse, a nível estadual, movimentam toda nossa equipe, e essa organização já é um exercício natural de liderança. Quando você compartilha conhecimento, compartilha vivências com todo o Estado, isso só reforça a importância do envolvimento dos jovens para o futuro do empreendedorismo. Nós, que estamos no associativismo há mais tempo, percebemos que há uma diferença positiva muito grande nas cidades que conseguem unir os empresários em prol de uma mesma causa. A AGO traz essa oportunidade para os jovens se motivarem, trocarem experiências e se capacitarem como grandes líderes”, ponderou.

            Na avaliação do presidente do Cejesc, Bruno Saldívia, o evento cumpriu sua missão de integrar e mobilizar os núcleos. “Nosso desafio na AGO sempre é estimular a troca de experiências entre os núcleos que formam o Conselho de Jovens Empreendedores e incentivar para que eles possam crescer uns com os outros. O desafio é justamente integrar e tivemos uma excelente edição da Assembleia, por conseguir fazer com que os coordenadores participassem ativamente, falando, contribuindo, trazendo soluções de negócios que eles descobriram em meio ao momento tão complexo que vivemos”, concluiu.