Blog do Prisco
Manchete

ENGIE Brasil Energia é eleita a melhor MidCap da América Latina

O prestigiado ranking da Institutional Investor foi elaborado a partir de uma pesquisa com mais de 500 gestores e analistas financeiros. Ao todo, Companhia alcançou 1º lugar em 11 das 30 categorias em que foi destaque.

A ENGIE Brasil Energia foi eleita a melhor MidCap do setor elétrico da América Latina no ranking divulgado pela revista Institutional Investor, publicação internacional que é referência no mercado financeiro global. Trata-se de um dos mais respeitados prêmios do mercado de capitais, tanto no Brasil quanto no exterior. O CEO da Companhia, Eduardo Sattamini, conquistou o primeiro lugar tanto na categoria Overall, quanto MidCap. O Diretor Financeiro (CFO), Marcelo Malta, e o Gerente de Relações com Investidores Rafael Bósio também ficaram entre os melhores executivos em suas áreas de atuação. 

Ao todo, a ENGIE Brasil Energia conquistou destaque em 30 das categorias analisadas, sendo 1º lugar em 11 delas: melhor CEO (diretor-presidente), melhor profissional de RI (gerente de RI), melhor programa de RI e companhia com melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Tanto no ranking Overall, quanto MidCap, foi destaque ainda entre as empresas com os melhores CFOs, com Marcelo Malta, melhores times de RI e em Gestão de crises em meio à pandemia da COVID-19.

“Conquistar todas essas nomeações em meio a um contexto tão desafiador, tal qual o que estamos vivendo desde 2020, é extremamente relevante, pois reconhece os extraordinários esforços das nossas equipes. A pandemia enfatizou a importância de agirmos de maneira responsável socialmente não só como organização, mas como cidadãos e seres humanos. Pela perspectiva de negócio, comprovou a resiliência dos nossos colaboradores, fortaleceu nossas parcerias de longo prazo e intensificou a digitalização, atributos que nos tornam ainda mais preparados para sermos protagonistas de um presente e um futuro mais sustentáveis”, destacou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia.

Para a elaboração do ranking anual da Institutional Investor, a publicação realizou uma pesquisa com cerca de 500 gestores financeiros e analistas de mercados para definir as empresas, os CEOs, executivos e práticas de Relações com Investidores e ESG com o melhor desempenho na América Latina. Entre os atributos analisados estão a transparência e abertura de informações ao mercado, o acesso aos principais executivos, conferências estruturadas e construtivas, e capacidade de responder a demandas externas.

Sobre a ENGIE

 A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.300 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2018 um faturamento de R$ 9.3 bilhões.

O Grupo é uma referência global em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas. Para fazer frente às mudanças climáticas, a ambição da ENGIE é se tornar líder global da transição para uma economia de baixo carbono para os clientes, em particular empresas e autoridades locais.  A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com seus 160.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo é uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.

 Receita em 2018: 60,6 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

 foto>Eduardo Sattamini, CEO da Engie Brasil