Blog do Prisco
Notícias

Entidades colaboradoras da campanha “Eleição com Participação” recebem certificado do TRE-SC

Foi realizada, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, uma solenidade de entrega de certificados de participação e agradecimento às 37 instituições que colaboraram com a campanha “Eleição com participação é eleição sem corrupção”. A campanha teve como objetivo combater a corrupção e informar candidatos, partidos políticos, doadores, fornecedores de campanha, eleitores e cidadãos sobre como contribuir para uma eleição ética e transparente no financiamento de campanhas.

O evento certificou as entidades que assinaram a carta compromisso com o TRE-SC, em 23 de julho deste ano, com o intuito de garantir a cooperação das instituições na divulgação das ações de transparência e controle. “Agradecemos a união de esforços em torno desse importante objetivo das eleições mais éticas e transparentes no financiamento das campanhas eleitorais, com o desenvolvimento de ações que, de fato, combateram a corrupção. Esse é o momento de materializar o agradecimento da Justiça Eleitoral catarinense, certificando a participação de cada entidade que tanto contribuiu”, enfatizou o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler.

Um dos maiores resultados da campanha foi o aumento do banco de notas fiscais eletrônicas, que está auxiliando na análise das prestações de contas feitas pelo TRE-SC. “Basicamente, nós queríamos que a sociedade soubesse onde buscar informações, onde ela poderia fiscalizar e que ações ela poderia tomar. Então, com a colaboração das entidades, nós atingimos todo o estado com um nível de informação muito preciso, e com muita qualidade de instrução. Com isso, tivemos um acréscimo muito substancial dos bancos de dados de notas fiscais eletrônicas, que hoje estão fundamentando o cruzamento dos gastos de campanha eleitoral nos processos de campanha que o Tribunal julgará em breve”, afirmou Denise Schlickmann, secretária de controle interno e auditoria do TRE.

Desembargador Ricardo Roesler e o presidente da ACMP, Luciano Naschenweng – foto>divulgação

A Superintendência Regional em SC da Polícia Federal, que atuou na campanha de combate à corrupção e também auxiliou o TRE-SC participando do Comitê de Combate às Fake News, foi uma das instituições agraciadas com o certificado. “É uma honra receber esse certificado. A Polícia Federal parabeniza o TRE pela iniciativa da campanha, que veio ao encontro do nosso objetivo que é o combate à corrupção”, destacou Fabrício Argenta, delegado da Polícia Federal.

As demais instituições participantes foram ALESC, ACAERT, Associação Catarinense do Ministério Público, Associação Contas Abertas, Associação dos Magistrados Catarinenses, ADJORI, ADI/SC, AJUFESC, CELESC, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Contabilidade de SC, Delegacia da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, FECAM, FACISC, FCDL, FIESC, FECOMERCIO, Fundação Escola de Governo ENA, Governo do Estado de Santa Catarina, Justiça Federal – Seção Judiciária de Santa Catarina, NSC TV, TCE de Santa Catarina, TJSC, TV Catarina, UNIVALI, UFSC, Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, SEST SENAT, OAB/SC, Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, Procuradoria Regional Eleitoral, Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, RIC TV Record, SBT e os partidos políticos de Santa Catarina MDB e PATRI.