Blog do Prisco
Notícias

Entidades hospitalares participam de reunião com secretário da Saúde

Na tarde de terça-feira, 30 de janeiro, as entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC participaram da primeira reunião oficial com o novo secretário da Saúde, Acélio Casagrande, e parte da comissão técnica. O encontro que ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Saúde em Florianópolis, tratou sobre os encaminhamentos com os hospitais filantrópicos catarinenses neste ano. Participaram do encontro o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, da FEHOSC, Hilário Dalmann, o coordenador do Escritório de Projetos do Santé, Adriano Ribeiro, a assessora jurídica das entidades, Francieli dos Santos, e a superintendente de Planejamento e Gestão da SES, Grace Ella Berenhauser. 

Em pauta, a mesa discutiu a definição de um calendário fixo para liberação dos recursos do MAC da gestão estadual, as definições sobre a liberação dos recursos de emenda de bancada creditados na conta do Fundo Estadual de Saúde para serem repassados aos hospitais, e propostas sobre uma política de incentivos estadual.

Na ocasião, foi solicitado ao secretário, apoio e participação da SES para a instauração da Câmara Técnica (CT’s), que irá criar possibilidade aos Hospitais Filantrópicos de apresentar suas demandas e interagir com a Secretaria de Estado da Saúde. Dentre suas principais funções estão: acompanhar os recursos destinados à Saúde no Estado, propor ações de política de justiça fiscal que beneficie a todos os catarinenses, priorizar e encaminhar as pautas dos Hospitais com vistas ao fortalecimento das negociações com os gestores plenos ou estadual.

Em pauta, a mesa discutiu a definição de um calendário fixo para liberação dos recursos - foto>divulgação
Em pauta, a mesa discutiu a definição de um calendário fixo para liberação dos recursos – foto>divulgação

O presidente da AHESC, Altamiro Bitencourt falou da importância da Câmara. “É importante destacar que essa ação irá reunir informações para a SES, objetivando buscar soluções para os Hospitais que detém a maior produção de atendimentos ambulatoriais e hospitalares. Com a câmara vamos conseguir monitorar o encontro de contas, resolver habilitações pendentes, reunir os hospitais e pautar as autoridades do que o setor necessita, e o que é necessário para cada região, e assim contribuir com construção da nova política de atenção hospitalar de SC”, enaltece.

Outro assunto em destaque foi a emenda de bancada deliberada e aprovada pelo Fórum Parlamentar Catarinense para aplicação nas despesas de custeio dos hospitais, através do Fundo Estadual de Saúde. Os recursos já foram repassados e até o momento não se tinha nenhuma definição clara sobre a forma de repasse desses valores aos hospitais contemplados. São 15 milhões de reais que, segundo a SES, serão distribuídos entre HEMOSC, CEPOM, maternidade, oncologia, cirurgias eletivas de 2017, excedentes de produção e incentivos hospitalares. Esse recurso será para a sustentabilidade dos hospitais, para que possam continuar prestando serviços à população.

Segundo o secretário, Acélio Casagrande, será criada uma comissão tripartite para estudar projetos e ações eficientes para a Saúde de Santa Catarina, que contará com três técnicos indicados pelas entidades. Casagrande informou ainda, que pretende dar continuidade ao mutirão de cirurgias que tem contemplado milhares de catarinenses.

Para o presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, o estado precisa priorizar as cirurgias eletivas. “É necessário que se amplie as cirurgias eletivas em Santa Catarina, buscando mais apoio dos hospitais através das entidades AHESC-FEHOES-FEHOSC, principalmente para as operações mais requisitadas, como as ortopédicas, de catarata, hérnia e vesícula”, ressalta.

O presidente Altamiro Bittencourt aproveitou a oportunidade para entregar a proposta de criação da Câmara Técnica e convidar o secretário para a próxima reunião das entidades no dia 23 de fevereiro, para interagir com diretores de hospitais e participar da discussão sobre a CT.