Blog do Prisco
Manchete

Entrevista: “Com o Universidade Gratuita vamos ampliar o nosso atendimento”

A presidente da Acafe, reitora Luciane Bisognin Ceretta, está empolgada com o Programa Universidade Gratuita, aprovado na Assembleia e já sancionado pelo governador Jorginho Mello. É lei pioneira e criada em Santa Catarina. Os primeiros milhares de alunos devem começar a receber o benefício já em setembro. 
A Acafe desempenhou papel importantíssimo durante toda a tramitação dos projetos de lei na Assembleia Legislativa. Confira a entrevista exclusiva concedida ao blog pela presidente da entidade:

 

Blog do Prisco – Presidente, a Acafe teve um papel fundamental na aprovação do projeto Universidade Gratuita. Como a senhora avalia esse processo?

Luciane Ceretta – O processo foi longo, intenso e complexo, pois se trata de um programa muito abrangente e transformador, mas no final foi possível alcançar os objetivos esperados. A Acafe desempenhou um papel fundamental na articulação e mediação entre os poderes envolvidos na tramitação do projeto. Nosso objetivo foi sempre buscar o diálogo com todos os pares, tanto com o Governo do Estado quanto com o parlamento, buscando prestar todos os esclarecimentos necessários para que o projeto pudesse avançar.

Blog – Quais são as expectativas das universidades após a aprovação do projeto? E os próximos passos?

Luciane – As expectativas são as melhores possíveis. Com os recursos advindos do Universidade Gratuita vamos ampliar o nosso atendimento em todo estado de Santa Catarina. Hoje temos 142 mil alunos desde a educação básica até o doutorado, e a estimativa é que aumentamos nosso quadro de acadêmicos até 2026. Mas também é mais do que isso, com esses recursos nós poderemos ampliar as pesquisas científicas, os programas de extensão que desenvolvem ações nas comunidades, manter atendimentos importantes nas mais diversas áreas da saúde e lançar novos programas apoiando os municípios. A Acafe já está preparada, para que assim que aprovado o programa, possamos iniciar o quanto antes.

Blog – O projeto Universidade Gratuita é um marco histórico para o estado de Santa Catarina. A senhora acredita que esse projeto vai contribuir para o desenvolvimento do estado?

Luciane – Sim, eu acredito que o projeto Universidade Gratuita vai contribuir muito para o desenvolvimento do estado. O acesso à educação é um direito fundamental e o projeto vai tornar isso possível para milhares de catarinenses. Isso vai gerar uma série de benefícios para o estado, como a melhoria da qualificação do trabalho, o aumento da produtividade, o desenvolvimento tecnológico e a redução da desigualdade social.

Blog – A senhora gostaria de deixar uma mensagem para os catarinenses?

Luciane – Certamente! Gostaria de dizer aos catarinenses que o projeto Universidade Gratuita é uma conquista histórica para Santa Catarina. Essa iniciativa proporcionará a todos os cidadãos o acesso ao ensino superior de qualidade, impulsionando o desenvolvimento do nosso estado e transformando vidas. É uma oportunidade única para o nosso povo, e tenho plena convicção de que, com educação e conhecimento, podemos construir um futuro ainda mais promissor.

Além disso, quero destacar o papel fundamental das universidades comunitárias nesse processo. Essas instituições são genuinamente catarinenses, foram criadas nos municípios, e agora, mais uma vez, serão protagonistas nesse salto de desenvolvimento que é o Universidade Gratuita. Comunitárias são pilares de excelência educacional e comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico das nossas comunidades. Juntos, seguiremos construindo um estado ainda mais forte e preparado para enfrentar os desafios do futuro. Convido todos os catarinenses a embarcarem nessa jornada conosco, pois juntos somos capazes de alcançar grandes realizações. Contem sempre com a Acafe, estamos aqui para servir e fazer a diferença.

Posts relacionados

Semana ACAFE em Brasília comemora os 50 anos de contribuições das IEs comunitárias para a educação superior

Redação

Lançamento do Movimento Educação para o Futuro é marcado pela apresentação de Carta Compromisso

Redação

Entidades do Sul do estado apresentam demandas durante o Alesc Itinerante

Redação