Blog do Prisco
Notícias

Escolas estaduais recebem lousas digitais e se preparam para inovar no ano letivo 2019

A secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, anunciou investimento de R$ 14 milhões na compra de equipamentos de tecnologia que começaram a ser distribuídos neste final de ano. Pelo menos, 360 escolas públicas estaduais devem iniciar o ano letivo 2019 com lousas digitais, uma inovação para professores e alunos terem aulas mais dinâmicas e interativas.

“É mais uma ferramenta de trabalho para os professores. Nós estamos vivendo a era tecnológica e creio que um dos motivos da evasão do Ensino Médio é que a escola precisa estar adequada ao aluno. O jovem está conectado em todo o tempo. Quando ele chega na sala de aula, ele quer ter a mesma ferramenta para buscar o conhecimento com seus colegas e com os professores”, destaca a secretária Simone.

foto>divulgação

Hoje, 18, no Instituto Estadual de Educação (IEE), ocorreu a demonstração da lousa para alunos, professores e diretores de escolas da rede estadual de ensino. Felipe Mormul, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio no IEE, aprovou a novidade afirmando que o ensino ficará mais dinâmico com o uso da tecnologia substituindo os tradicionais caderno e lápis. Beatriz de Paula, 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental no IEE, ressaltou que “ao invés do professor passar a aula no quadro e o aluno copiar no caderno, a lousa digital proporciona mais interação. E até os pais podem ver, em casa, a matéria e explicação que foram passadas em sala”.

O gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da Secretaria de Estado da Educação (SED), Felipe Xavier de Oliveira, explicou que o professor pode levar para a sala toda a apresentação da sua aula, inclusive já com mapas, fotos, entre outros conteúdos selecionados. Na sala, o docente exibe na lousa digital, com possibilidade de ampliar imagens, movimentar textos, e fazer anotações, por exemplo. O aluno acompanha, interage, sem precisar copiar, porque depois pode receber, por email, o arquivo da aula para acessar a qualquer momento, de qualquer lugar, pelo computador, tablet ou celular dele. “A aula é interativa não só dentro da sala, mas de qualquer lugar.”

Para Vendelin Borguezon, diretor geral do IEE, a lousa digital é mais um passo significativo para o projeto de tecnologia da rede estadual de ensino, que inclui wifi, os aplicativos Professor e Aluno Online, a plataforma de estudo Google for Education, entre outras ações.

10 anos sem renovação do parque tecnológico

O parque tecnológico da SED tem cerca de 10 anos de uso sem renovação. Com o investimento de R$ 14 milhões, novos computadores estão sendo distribuídos para os setores administrativos e as salas dos professores atendendo às necessidades de sistemas como o Professor Online, Aluno Online, contagem automatizada da alimentação escolar, elaboração das aulas, entre outras. Para os alunos, carrinhos de carregamento, que cabem até 20 tablets e 20 notebooks, contribuindo para a mobilidade e interação nas aulas. Também foram adquiridos televisores de 55 polegadas, além dos kits lousas digitais – que incluem lousa, projetor, caixa de som e computador.

A distribuição deste conjunto completo prioriza 60 escolas: as do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), aquelas com melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental e as que tiveram obras recém-inauguradas. Outras 300 unidades escolares receberão os 800 kits lousas digitais também adquiridos neste final de ano.

“Os investimentos são transformadores para o setor, especialmente com o uso da tecnologia. Queremos trabalhar projetos atrativos e atualizados para os professores e também para que os nossos jovens tenham aulas mais dinâmicas e queiram ficar na escola”, destaca a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm.