Blog do Prisco
Image default
Destaques

Esforço conjunto recoloca Capital na rota de cruzeiros

Esforço conjunto  desenvolvido desde o ano passado  entre governo estadual, municipal  e o trade turístico para recolocar Florianopolis na escala dos navios de cruzeiro, começa a gerar resultados com a  escala- teste do navio Preziosa, da MSC, neste  último sábado , na praia de Canasvieiras, depois de quase uma década fora dos roteiros.

Para celebrar o ato, diversas autoridades participaram de uma solenidade no  salão de eventos do navio.  Estiveram presentes, o governador Eduardo Pinho Moreira, o presidente da Embratur Vinícius Lummertz, o prefeito Gean Loureiro e o diretor-geral da MSC Brasil Adrian Ursilli, alem do secretario de Esporte, Turismo e Cultura do estado, Leonel Pavan, entre outros. 

Pinho Moreira aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do turismo para a economia estadual — cerca de 13% do PIB catarinense — e a chegada de mais uma fonte de recursos, enquanto Gean Loureiro reafirmou a vocação da cidade para o turismo náutico e o compromisso do poder público com o seu desenvolvimento.

Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, o sábado em Florianópolis foi dia de comemorar a chegada do navio, mas também de refletir sobre o quanto ainda existe obre o quanto ainda existe de impedimntos para que a indústria do mar se desenvolva no país. “Nós somos fundamentalmente marítimos. Já tivemos 20 navios na costa brasileira e hoje temos sete. Temos que voltar a ter a condição de desenvolver uma economia do mar em Santa Catarina e no Brasil”, disse .

Já o secretário Leonel Pavan chamou a atenção para a continuidade dos investimentos por parte do estado e do município em obras de infraestrutura turística , bem como atrações  na área de lazer , cultura e no receptivo. “Temos que manter as escalas que já temos e ampliar  porque turista encantado e bem tratado volta para visitar o estado com sua família e movimenta a econonomkia “, observou.

O presidente da Antaq, Francisval Mendes, que concedeu a licença temporária para a escala teste, esteve em Florianópolis no sábado para participar do evento de chegada do navio e avaliar a estrutura do trapiche de Canasvieiras. Segundo ele, alterações deverão ser feitas no trapiche para que a licença definitiva possa ser liberada.

Autoridades foram a Canasvieiras aguardar a chegada do navio – foto>divulgação

TURISMO E POLÍTICA  –  Solenidade otimista à parte o   fato é que constou nos bastidores a disposição do governador Pinho Moreira de manter a extinção da Secretaria de Turismo , mantendo a Santur com atribuições promocionais ampliadas e anexando –se os setores de esporte e cultura como unidades da Secretaria de Educação . Há contrariedade por parte de Leonel Pavan, mesmo deixando a secretaria para retornar à Assembléia Legislativa nos próximos dias, bem como de setores do trade turístico, que defendem a manutenção da estrutura e com um olhar de investimento e não de despesa , já que o turismo já representa  13% do PIB catarinense e necessitaria de prioridade e continuidade do fomento regional para continuar gerando boa arrecadação como na última temporada.

 

Posts relacionados

Acordo entre Moreira e Berger pode afundar MDB

Autor

Bauer a Merisio: PSDB não abre mão da cabeça

Autor

Ideli não vai para os Correios e pode assumir Eletrosul

Autor