O senador Esperidião Amin se manifestou após a rejeição do nome de Jorge Messias pelo Plenário do Senado Federal. Amin, que já havia votado contra a indicação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), reafirmou sua posição e classificou o resultado como um marco institucional.
“É a vitória do Senado, da democracia e do Brasil, porque nós não podemos concordar com essa máquina de produzir, exatamente na Suprema Corte, juízes da confiança do Presidente da República. O recado é muito claro: prevaleceu a República e a democracia. Quem foi derrotado foi o defeito do vício da prepotência, da soberba e da irresponsabilidade”, declarou.
Para o senador, a decisão do Senado reforça a independência entre os Poderes e demonstra o compromisso da Casa com o equilíbrio institucional e o respeito às prerrogativas constitucionais. Amin destacou ainda que sua posição sempre foi pautada pela defesa da credibilidade do Supremo Tribunal Federal e pela necessidade de preservar a confiança da população nas instituições.









