Blog do Prisco
Coluna do dia

Esquenta sucessão na Fecam

Presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), está tentando articular a própria sucessão à frente da entidade. Faz movimentos que levaram cabeças coroadas da política catarinense a identificar que ela tenta emplacar o prefeito de Zortea, Alcides Mantovani (PMDB), em seu lugar. Ele já presidiu a Fecam. Adeliana convocou reunião da entidade nesta quinta-feira, 18, para tratar do assunto. A eleição é no dia 31 de janeiro, com posse da nova diretoria logo na sequência. Na verdade, Mantovani é que está tentando entrar no processo e voltar à presidência. Até segunda ordem, a atual presidente não fecha com ele.

O que levou lideranças a articularem, rapidamente, uma chapa dentro do sistema de rodízio que impera na Federação e que agora abre espaço para um presidente do PMDB. Mantovani é do PMDB, ok, mas não vem encontrando o respaldo que deseja. Até porque, a própria Adeliana tende a fechar com Volnei Morastoni. O retorno do prefeito de Zortea seria para manter o status quo, deixar tudo como está na Federação.

 

Renovação

A ideia que ganhou força é a da renovação. Por isso, montou-se a seguinte chapa: Volnei Morastoni (PMDB), prefeito de Itajaí, para presidente; e Sisi Blind (PP), ex-presidente da entidade, de vice. Tudo com as bênçãos de Mauro Mariani e Esperidião Amin, presidentes, respectivamente, de PMDB e PP. O PSDB também aparece na composição, com o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, de candidato a terceiro vice-presidente. Se não houver entendimento – e a tendência é essa – Volnei está disposto a bater chapa no dia da eleição.

 

Contraponto

A assessoria de comunicação da Fecam enviou nota técnica sobre o processo sucessório na entidade, sem conteúdo político. Informou que “ainda não há chapa definida. A construção das chapas não é montada pela presidente ou pelos conselheiros atuais e sim em conjunto pelos prefeitos indicados pelas 21 Associações de Municípios. Apenas no dia 24 de janeiro devem ser homologadas as chapas após avaliação da Comissão de Eleição.”

 

Contraponto 2

O prefeito de Zortea, Alcides Mantovani, também encaminhou nota à coluna. Ele nega qualquer articulação com a atual presidente da Fecam. “Não falei e não tratei de eleições da Federação com a prefeita Adeliana”, afirmou. Segundo Mantovani, a vaga é do MDB e a tradição da Federação é indicar o atual vice-presidente, no caso o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), como candidato natural.

 

Apoio a Merisio

O PDT de Santa Catarina fará o anúncio, dia 29 de janeiro, de que está fechado com Gelson Merisio e o PSD para a disputa eleitoral deste ano. O partido soma-se a PP, que já tirou moção de apoio ao projeto, e ao PSB, pilotado no Estado por Paulo Bornhausen. Outros partidos menores estão ou praticamente fechados com Merisio ou com conversas adiantadas.

 

Herói da Pátria

Em Julho de 2015, o deputado federal Esperidião Amin apresentou o Projeto de Lei 2.255. Na segunda-feira, 15, o presidente Michel Temer sancionou a matéria, que virou a Lei 13.623/2018 e inscreve o nome do Irmão Joaquim do Livramento no Livro dos Heróis da Pátria.

 

Saúde

Joaquim Francisco da Costa, nascido na antiga vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, foi o responsável pela arrecadação de esmolas para construção do primeiro hospital de Santa Catarina, inaugurado em 1789, hoje denominado “Imperial Hospital de Caridade”. Teve atuação decisiva para erguer nosocômios em outras praças Brasil afora. Resgate da  memória catarinense e brasileira.