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Estação de Verão: os destaques, os números e as expectativas para a temporada

Fotos: Arquivo

Em mais um avanço na promoção do turismo catarinense, a Secretaria do Turismo (Setur) apresentou, nesta sexta-feira, 15, a Estação Verão, no  Centro Integrado de Cultura (CIC). Já consolidada em Santa Catarina, a temporada de verão é responsável não só pelo aumento de visitantes no estado, mas também por um maior giro na economia local e pela popularização das belezas catarinenses.

“O turismo é uma atividade econômica dinâmica e de oportunidades, que impacta na vida de diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos”, iniciou o secretário do Turismo, Evandro Neiva. O secretário ainda ressaltou a importância da criação da Setur pelo governador Jorginho Mello, o que possibilitou que o turismo e o turista fossem estudados e, assim, traçadas estratégias para investir na promoção de Santa Catarina. “O verão já é consolidado no estado, mas precisamos entender que tudo está em constante evolução e precisamos nos capacitar, cada vez mais, para receber visitantes, sejam eles locais, seja de outros lugares do Brasil”, complementou Neiva.

Em 2023, o governador Jorginho Mello criou a Setur, liderada por Evandro Neiva, secretário, e pela adjunta Catiane Seif. Com a nova pasta, foi possível colocar em prática uma iniciativa estratégica, que busca potencializar o turismo catarinense. Isso demonstra o comprometimento do Estado em fortalecer e impulsionar ainda mais sua expressiva indústria turística, a qual tem apresentado resultados positivos durante o ano todo.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), Hélio Dagnoni, afirmou que 2023 termina com números relevantes quanto à entrada de visitantes internacionais, sugerindo uma diversificação de público e de interesses por atrativos no estado. “A expectativa para a temporada de verão é positiva. O volume contínuo de investimentos, com abertura de novas empresas em diferentes regiões, o saldo positivo de emprego e o incremento na malha aérea com novas empresas e rotas internacionais indicam que Santa Catarina segue como destino desejado, e seu turismo se mantém como grande aposta para os negócios e a economia”, ressalta Hélio Dagnoni.

Santa Catarina foi premiada e reconhecida diversas vezes em 2023 no que se refere ao turismo, a exemplo de ser considerado o estado mais seguro do Brasil. A segurança é um pilar essencial para o setor turístico, contribuindo para a construção da reputação de Santa Catarina como um destino acolhedor e tranquilo, de forma que os visitantes têm garantia de poder desfrutar de experiências únicas e memoráveis.

A retomada do setor turístico é essencial para a economia local, e o estado está investindo em estratégias que promovem o retorno sustentável das atividades. Assim, a consolidação de atrativos e equipamentos turísticos é notável em Santa Catarina, com uma rica diversidade de paisagens, cultura e experiências.

Kiko Buerger Filho, CEO do Grupo Oceanic, ainda afirma que a empresa está preparada para uma temporada recorde. “Esperamos um aumento de 15 a 20% de pessoas em relação ao mesmo período no ano passado. Já tivemos um crescimento significativo durante o ano e o verão promete mais ainda”, declara o CEO do Grupo Oceanic.

Santa Catarina, mais do que nunca, preparada para recepção de turistas

Um dos principais feitos da Setur foi o lançamento da nova marca do turismo, fortalecendo, dessa forma, o potencial do estado, independente da época do ano. Essa ação tem apresentado diversos resultados e um dos mais expressivos é a estimativa para a temporada de verão de 2023/2024, que prevê um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior.

Ainda, a estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior. Em Florianópolis, por exemplo, o Floripa Airport receberá em torno de 17 voos internacionais diários.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o transporte terrestre também passará por um crescimento no fluxo, com aumento de 24 ônibus na rota Argentina – Santa Catarina. Também haverá aumento de 20% na oferta rodoviária internacional.

O fluxo marítimo também aponta crescimentos na temporada de verão de 2023/2024, com aumento de 62% de passageiros em relação à temporada de 2022/2023, aponta a Cruise Lines International Association (CLIA). No que se refere ao número de embarcações, escalas e leitos, em Balneário Camboriú serão 5 navios e 52 escalas, enquanto Itajaí terá 5 navios e 36 escalas, e Porto Belo contará com 3 navios e 16 escalas. No total, serão ofertados cerca de 370.000 leitos.

Acomodações para todos? Santa Catarina tem!

Segundo pesquisa da Booking.com, Santa Catarina está entre os três estados mais procurados por turistas de todo mundo para visitar no período de novembro até o fim de janeiro. Diante desse cenário, a indústria hoteleira se mantém preparada para receber os visitantes, oferecendo serviços de qualidade e experiências memoráveis, contribuindo assim para o fortalecimento do turismo no estado e a satisfação dos viajantes que escolhem desfrutar do verão catarinense.

O diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Rui Schurmann, assegura que as expectativas para a temporada de verão na ocupação hoteleira são positivas. “As regiões litorâneas, conhecidas por suas praias deslumbrantes e atrações à beira-mar, continuam sendo destinos bastante procurados para as celebrações de Natal e Ano Novo”, completa.

O Costão do Santinho Resort, considerado na premiação da Editora Abril 2023 como o melhor resort do Brasil, também tem se preparado para a alta temporada, investindo na reforma de apartamentos e inaugurando novos espaços para toda a família.

No entanto, a chegada dos visitantes não está sendo esperada apenas no litoral. Em Gaspar, no Vale do Itajaí, o Fazzenda Park Hotel tem expectativas altas para o verão. Preparado para todos os visitantes, principalmente para o perfil de viagem familiar, o hotel terá uma ocupação de 70% — superando o ano anterior em 30%.

Diversão no verão além de praias

Um dos principais intuitos da nova marca do turismo é apresentar Santa Catarina como uma estância turística e explorar todo o potencial do estado. Assim, durante o verão, mesmo que as praias sejam o maior atrativo catarinense, ainda há diversas outras formas de aproveitar a temporada.

Para aqueles que gostam de ambientes aquáticos, Santa Catarina possui mais de 30 parques aquáticos espalhados por todas as regiões do estado e que contam com uma temporada de verão promissora. A exemplo do maior parque do estado, o Cascanéia, em Gaspar, que tem expectativa de receber aproximadamente 150.000 visitantes e gerar cerca de 250 empregos diretos.

Outro parque que também está positivo para o verão é o Beto Carrero World, localizado em Penha e considerado o parque temático mais visitado da América Latina. Com uma nova atração internacional, que será lançada em 28 de dezembro, o Beto Carrero busca ofertar, cada vez mais, experiências únicas, vividas apenas em Santa Catarina. “Estamos orgulhosos de trazer mais essas atrações de padrão internacional para nosso parque, oferecendo experiências que poderiam facilmente estar em qualquer lugar do mundo, mas escolhemos compartilhar esses momentos inesquecíveis aqui no Brasil, especialmente em nosso amado estado de Santa Catarina”, diz o Presidente do Conselho Administrativo do Beto Carrero World, Alex Murad.

O Grupo Oceanic, de Balneário Camboriú — responsável pelas atrações Aventura Jurássica, Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata e Cinema 3D — afirmou que encerra o ano de 2023 com muitos investimentos, completando mais de 1 milhão e meio de visitantes e com geração de empregos. E, para 2024, as expectativas também são altas, pois serão inaugurados dois novos parques, um em Balneário Camboriú e outro em Porto Belo, gerando assim mais 200 novos empregos diretos e uma estimativa de alcançar 3 milhões de visitantes em 7 atrações turísticas.

Ainda em Balneário Camboriú, o parque Unipraias recebe, durante a temporada de verão, aproximadamente 600 mil visitantes, o que representa 60% do público anual. “Nos últimos dois anos, foram realizados investimentos, como a revitalização do boulevard e praça de alimentação da Estação Mata Atlântica, o piso de vidro do mirante Laranjeiras, a revitalização da Estação Barra Sul e a rede de saneamento da praia de Laranjeiras, que foi doada para a Prefeitura de Balneário Camboriú/Emasa”, diz o diretor do Unipraias, Evódio João de Souza.

O coordenador de Turismo da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Jorge Scandolara Junior, a alta temporada também atrai visitantes para outras regiões do estado além do Litoral. “Praia Grande tem se tornado um destino cada vez mais popular entre turistas que buscam contato com a natureza e calor. A cidade se enche de visitantes que vêm para fazer a trilha do Rio do Boi, voar de balão e desfrutar dos diversos rios da região Caminho dos Canyons”, declara Jorge. O coordenador afirma que há uma grande expectativa para a temporada, não só do lado empresarial, mas do setor do comércio, de serviços e turismo. “Além das ações realizadas para atrair mais turistas. O aumento de voos internacionais em nosso estado também indicam um cenário positivo”, complementa. Jorge Scandolara Junior

“A temporada de verão no Sul de Santa Catarina é um convite irresistível aos turistas, que encontram não apenas paisagens incríveis de tirar o fôlego, mas também um cenário de amplo desenvolvimento turístico. A Fluss Haus Land, em São Martinho, não só testemunha esse crescimento, assim como mostra uma preparação para expandir, com a expectativa de um aumento de 25% em relação a 2022 na temporada mais quente do ano, atraindo ainda mais visitantes em busca de uma experiência única”, afirma Leandro Cardoso, diretor da Fluss Haus Land.

Santa Catarina reconhecida no cenário turístico nacional

De 31 praias premiadas com o selo Bandeira Azul, 15 são de Santa Catarina, que lidera o ranking nacional:

  • Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
  • Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
  • Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
  • Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
  • Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
  • Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
  • Praia da Conceição, Bombinhas – SC
  • Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
  • Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
  • Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
  • Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
  • Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
  • Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
  • Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
  • Prainha de Itá, Itá – SC

O estado recebeu 10 premiações no evento nacional O Melhor de Viagem e Turismo, do Grupo Abril:

  • Melhor Estado do Brasil — 1º lugar, Santa Catarina
  • Melhor Cidade do Brasil — 3º lugar, Florianópolis
  • Melhor destino de praia do Brasil — 2º lugar,  Florianópolis
  • Melhor Aeroporto do Brasil — 2º lugar,  Florianópolis
  • Melhor Parque Temático no Brasil — 1º lugar, Beto Carrero
  • Melhor Resort — 1º lugar, Costão do Santinho (Florianópolis)
  • Melhor Hotel-Fazenda — 1º lugar, Fazzenda Park (Gaspar)
  • Melhor Hotel-Fazenda — 2º lugar, Rio do Rastro Eco Resort (Bom Jardim da Serra)
  • Melhor sala VIP do Brasil — 3º lugar, The Lounge Sky Team  (Florianópolis)
  • Prêmio Inovação — Floripa Airport (Florianópolis, SC)