Blog do Prisco
Manchete

Estado inaugura 41 leitos de internação no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Fotos: Eduardo Valente / GovSC

O ano de 2023 tem sido de grandes conquistas para a área da saúde em Itajaí. Na manhã desta segunda-feira, 6, foi inaugurada mais uma ala de internação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. O espaço, que faz parte do Complexo Madre Teresa, conta com 41 leitos de internação e está instalado no 11º andar da torre.

“Estamos investindo na saúde porque essa é uma das prioridades do nosso governo. A inauguração vai contribuir com o bom atendimento à comunidade catarinense que precisa desse serviço especializado. Neste mesmo prédio, fui visitar a UTI que tem uma excelente estrutura. Posso dizer que estamos trabalhando para deixar a saúde de Santa Catarina em ótimas condições”, afirma o governador Jorginho Mello. Na cerimônia também estava presente a Vice-governadora Marilisa Boehm.

Em fevereiro deste ano, outra ação importante ocorreu no hospital. Foi inaugurada a nova ala da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada nos dois primeiros pavimentos do Complexo, que conta com 15 andares. O aumento no número de leitos disponíveis distencionará o hospital, trazendo mais conforto para os pacientes.

Durante o evento desta manhã, a secretária Carmen Zanotto destacou a importância do investimento. “Este hospital ficará com mais de 608 leitos quando todo esse complexo estiver ativado. Os novos leitos abertos hoje significa muito mais do que essa bela estrutura que estamos vendo. Significa preparar os recursos humanos e qualificar a enfermagem que irá atuar. Por isso que precisamos abrir gradualmente para oferecer a melhor qualidade de assistência possível. E até o primeiro trimestre de 2024, queremos ver todo esse bloco em funcionamento para então iniciarmos as adequações do antigo bloco. A nossa motivação é garantir uma assistência com qualidade para a nossa população. E é isso que o governador Jorginho nos cobra diariamente, porque cada paciente que tiramos da fila é uma família que sai de um sofrimento, é uma esperança de vida”.

Os leitos, inaugurados hoje, irão atender principalmente os pacientes oncológicos da instituição. “Estamos muito felizes com a inauguração desse andar com 41 leitos voltado para pacientes oncológicos. Deixo aqui o meu agradecimento ao governador Jorginho Mello e a secretária da Saúde, Carmen Zanotto. Feliz por esse olhar de atenção e sabedoria deles para a área da saúde e em colocar para funcionar estruturas já existentes, que precisam de investimentos”, enfatizou a Irmã Simone Santana, diretora-geral do hospital.

Ainda está prevista, para este ano, a abertura de mais 10 leitos de UTI neonatal no Hospital. O total investido pelo Estado para a construção da nova torre foi de R$ 134,6 milhões. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) divididos em uma área de mais de 21 mil metros quadrados.

Atendimentos

O Hospital Marieta Konder Bornhausen atua com sistema porta aberta, atendendo pacientes de toda a região. Em 2023, já foram prestados 51.260 atendimentos no Pronto Socorro; internados 20.830 pacientes em diversas especialidades clínicas e para tratamento de vários agravos; foram realizados 12.400 procedimentos cirúrgicos; efetivados 579.361 exames de diagnose e 3.359 crianças nasceram na unidade.

Posts relacionados

PIB catarinense cresce 2,6% em 12 meses aponta Boletim Trimestral de Indicadores Econômico-Fiscais de SC

Redação

Jorginho Mello e Adeliana Dal Pont reforçam projeto para eleições em São José

Redação

O nome da direita

Redação