Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / SECOM
Crimes contra a vida e contra o patrimônio voltam a despencar em Santa Catarina no primeiro mês do ano. O estado encerrou janeiro com recorde na redução de homicídios, alcançando o melhor resultado dos últimos 19 anos, com 43 crimes registrados. O número representa uma redução de 14% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 50 homicídios. No comparativo com o mês de janeiro de 2016, período em que Santa Catarina registrou o maior volume de homicídios desde o início da série histórica, em 2008, com 91 casos, a queda chega a 56% em uma década.

O governador Jorginho Mello reforçou a excelência das forças policiais no combate ao crime, destacando os excelentes resultados alcançados durante a Estação Verão, operação que envolve diversas frentes do Governo do Estado para garantir eficiência nos serviços e amplo atendimento a moradores e visitantes durante a temporada. “Graças ao trabalho competente das nossas polícias, hoje o cidadão de qualquer lugar do mundo pode vir a Santa Catarina para conhecer suas belezas naturais com a tranquilidade de estar no Estado mais seguro do Brasil”, disse
Em janeiro deste ano, não houve registro de homicídio em 269 municípios catarinenses. Isso representa 91% do território. Os crimes contra o patrimônio também sofreram redução expressiva neste início de ano, com destaque para o indicador de roubo, que registrou queda de 27,1% em comparação com o mês de janeiro de 2025, passando de 512 casos, no ano passado, para 373 ocorrências neste ano. O número surpreende ainda mais quando comparado a janeiro de 2017, ano em que o Estado registrou o resultado mais alto desde o início da atual série histórica, com 1.621 ocorrências. Em nove anos, Santa Catarina reduziu em 77% o volume de roubos no período.

Os dados foram fornecidos pela Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SC).
Crimes envolvendo veículos
Ainda em relação a práticas criminosas contra o patrimônio, o Estado também alcançou queda expressiva nas ocorrências envolvendo veículos automotores. Os crimes de roubo de veículo tiveram diminuição de 42%, com 44 registros, em comparação com 2025, quando foram contabilizados 77 roubos. No comparativo com janeiro de 2023 a redução é ainda maior, quando foram registrados 107 roubos de veículos no estado, caracterizando uma queda de 58,9%.
O crime de furto de veículo apresentou redução de 4,5% em janeiro de 2026, com 536 casos, frente aos 561 registrados em janeiro de 2025. Em comparação com o ano de 2023, a queda chega a 29%, considerando os 755 casos registrados em janeiro daquele ano.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressalta que os resultados são ainda mais impactantes se considerar que o mês de janeiro concentra um dos maiores volumes de visitantes do ano. Segundo Graff, o desempenho excepcional no combate à criminalidade em Santa Catarina envolve investimentos, planejamento, inteligência e o trabalho integrado das forças de segurança.
“São resultados que, mais uma vez, consolidam Santa Catarina como o estado mais seguro do país. Mesmo com uma população consideravelmente maior em alguns municípios, alcançamos números excepcionais na redução de crimes violentos e dos crimes contra o patrimônio, demonstrando que aqui o combate à criminalidade funciona. Com efetivo, preparo e bons equipamentos, os resultados são os melhores possíveis, proporcionando qualidade de vida e tranquilidade tanto para moradores quanto para turistas”, concluiu.






