Blog do Prisco
Coluna do dia

Estados na penúria

Estados na penúria

Impossibilitados de gerar novas dívidas (para conquistar liquidez), os Estados brasileiros, que não possuem mais bancos para emitir moeda indiretamente, estão à beira da falência. A situação se agravou ante o estratosférico déficit fiscal (governo gastou mais do que arrecadou) da União em 2015. O rombo é de espantosos R$ 117 bilhões. No mesmo período, as unidades federadas geraram um superávit de R$ 10 bilhões, uma migalha se comparada ao abismo cavado pelo governo central. Ao fim e ao cabo, são os Estados (e os municípios por extensão) que vão pagar essa conta, mediante a falta de repasses, gerando caos em áreas como saúde, educação e segurança, por exemplo. O Rio de Janeiro é o exemplo clássico de calamidade estadual, cuja falência deve se escancarar definitivamente depois das Olimpíadas. Na outra ponta, Estados como Santa Catarina e o Ceará são reconhecidos, no universo político, econômico e midiático, como “precavidos” para enfrentar a crise, da qual devem sentir os efeitos mais amenos no contexto brasileiro.

 

 

 

 

 

Incompetência

Vale ressaltar, ainda, que o rombo nas contas e a crise econômica foram gerados por má gestão, inapetência mesmo, do próprio Palácio do Planalto. A conta, claro, será dividida entre toda a nação. Diante de tamanha injustiça, os governadores, que hoje figuram como único grupo político com credibilidade, deveriam pensar seriamente em um movimento de ajuste estrutural junto ao Congresso Nacional. Raimundo Colombo tem tocado no assunto, que parece, queira Deus (!), começa a ganhar corpo.

 

 

 

 

 

Condenação

Em julgamento no dia 10 de dezembro de 2015, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através da Quarta Câmara Criminal, condenou o prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Nunes Topanotti (PSDB), a um ano e 10 meses de reclusão, em regime aberto. A sentença baseia-se no Art. 299 do Código Penal, tipificando o Crime de Falsidade Ideológica, além de multas e duas penas restritivas de direito.

 

 

 

 

 

 

 

Nove anos

O processo nº 0001975-39.2011.8.24.0063 no Tribunal de Justiça tratava da época em que Edelvânio era secretário municipal de Saúde. Ele foi inclusive afastado pela Justiça a pedido do Ministério Público da Comarca de São Joaquim, em ação subscrita pelo promotor Samuel Dal Farra Naspolini, que hoje ocupa a função de Coordenador do Centro de Moralidade Administrativa no Ministério Público Catarinense em Florianópolis. Entre outras penalidades, sofridas, o prefeito está inelegível por mais de nove anos. Não pode, portanto, buscar a reeleição.

 

 

 

 

 

 

PT 36 anos

A passagem do aniversário de 36 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores foi destacada pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT) na tarde desta quarta-feira, na tribuna da Assembleia Legislativa. O deputado destacou os avanços do Brasil nos 13 anos de governo petista, criticou a onda conservadora e setores da imprensa por distorcerem fatos visando criminalizar a sigla e o ex-presidente Lula, e conclamou a militância a ir às ruas defender a democracia, a presidente Dilma e o legado do partido.

 

 

 

 

 

 

Blumenau

Deputado Jean Kulhmann (PSD) não esconde o desejo de disputar novamente a prefeitura da terceira maior cidade de Santa Catarina. Ele busca costurar uma grande aliança para enfrentar o tucano Napoleão Bernardes, mas ainda precisa do ok do partido no âmbito estadual.