Blog do Prisco
Notícias

Evento certifica Prefeitos Inovadores nesta quinta em Florianópolis

Gestores de 100 municípios estão inscritos para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Faltam dois dias para o maior encontro estadual de gestores públicos sobre o uso da tecnologia no desenvolvimento das localidades. O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontece nesta quinta e sexta-feira (dias 09 e 10), em Florianópolis, também vai certificar os Prefeitos que investem em tecnologia para promoção do desenvolvimento econômico e social.

O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, explica que o objetivo é: “Reconhecer, em meio às discussões do Congresso, as localidades que estão conectadas, evidenciando os gestores visionários, modernos e precursores no processo”.

Além de um levantamento feito junto às Prefeituras, informa o diretor, os eventos regionais promovidos pela RCD aliado ao Mapa das Cidades Digitais, fomentado pela iniciativa, serviram de subsídios para nomear os Prefeitos Inovadores 2016 de Santa Catarina.

No ano passado, gestores de cerca de 150 diferentes localidades participaram de encontros promovidos em Santa Catarina pela RCD em parceria com prefeituras e Associações de Municípios. Ao todo, foram seis encontros como forma de levar informação, principalmente, aos pequenos municípios sobre os impactos positivos do uso das TIC nas cidades.

Iniciativas – O mapeamento levou em conta itens como wi-fi gratuito, prédios públicos interligados, câmeras de segurança para monitoramento das vias urbanas, georreferenciamento e serviços de governo eletrônico (e-gov). “São características das cidades digitais que possibilitam o desenvolvimento de diversas ações visando o aprimoramento dos serviços públicos, seja na Gestão, Educação, Saúde, Turismo e demais setores de uma administração municipal”, completa o diretor da RCD.

O Congresso, organizado pela RCD em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, pretende estimular o surgimento das cidades digitais e inteligentes no Estado por meio do compartilhamento de experiências, modelos e diversas iniciativas que serão apresentadas ao público de prefeitos, gestores e vereadores inscritos para o evento – São cerca de 100 municípios confirmados até o momento, segundo Marinho.

“São soluções para aumentar a arrecadação, resultar em economia aos cofres públicos e resolver diversos problemas urbanos”, afirma, citando ferramentas para modernização da gestão, telefonia IP, geoprocessamento, governo eletrônico, educação, inteligência em segurança e mobilidade urbana, energias renováveis, Internet das Coisas e telegestão para iluminação pública”.

O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da Softplan, ENW – Inteligência em imagem e Telecom e Paradigma Business Solutions; patrocínio prata da Current – powered by GE e Khomp; e patrocínio bronze do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), NovaKoasina, CORINGA – Sistemas Inteligentes de Segurança, VIAGEO – Tecnologia em Geoprocessamento e PartcipAtiva Tecnologia em Educação.

A iniciativa também é apoiada por diversas entidades: Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Federação das Indústrias de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, SEBRAE; União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC); das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Região de Laguna (AMUREL), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Alto Uruguai (AMAUC), Extremo Oeste (AMEOSC), Alto Irani (AMAI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), da Região Carbonífera (AMREC) e Região Serrana (AMURES); Prefeituras de Rio do Sul, Itajaí, Laguna e Blumenau; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Ciências da Administração (CAD), Connected Smart Cities, iCities, Instituto Cidade Democrática, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Santa Catarina (Assespro-SC), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) e Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST).

Serviço:

1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

09 e 10 de Junho – Florianópolis

Auditório Egon Freitag – Fiesc

Horário – 8h às 18 horas

Informações: congressosc.redecidadedigital.com.br