Blog do Prisco
Coluna do dia

Ex-presidentes presos

Ao prender o ex-presidente da Câmara e ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, na manhã desta terça, a força-tarefa da Lava Jato leva ao cárcere o segundo ex-presidente da Câmara. Alves é do PMDB, mesmo partido do notório Eduardo Cunha, que se alojou no xilindró em 19 de outubro do ano passado.

Considerando-se no contexto o caso do mensalão, outro ex-presidente da Casa também já esteve atrás das grades. O petista João Paulo Cunha foi condenado em 2012 e começou a cumprir pena em 2014. Atualmente, está no regime aberto.

Em todos os três casos, por diferentes vias, quantidades e fatores, eles foram presos por corrupção e seus crimes aliados. Se observarmos que Aécio Neves pode seguir o mesmo caminho, em breve poderemos ter quatro ex-presidentes da Câmara dos Deputados condenados e presos!

 

Bolada

Henrique Alves é acusado de participar diretamente do roubo de R$ 77 milhões nas obras da Arena das Dunas. Eduardo Cunha, vejam só, também se beneficiou e “conquistou” novo mandado de prisão, embora já esteja vendo o sol nascer quadrado há oito meses.

 

Conexão

Ex-ministro do Turismo, Alves é mais um peemedebista ligado a Michel Temer que vai para olho do furacão da Lava Jato. Ele deixou o governo do amigo justamente por ter sido atingido pelas denúncias da Odebrecht. Verdade. Mas também é verdadeiro que ele foi ministro de Dilma Rousseff e foi preso por atos anteriores à Copa do Mundo, quando a petista ainda estava no poder.

 

Alô

Raimundo Colombo considerou positivo o fato de o STJ ter autorizado a quebra de seu sigilo telefônico, decisão que alcança também o ex-secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni. Argumenta que a medida ajudará a esclarecer os fatos. Os investigadores não terão acesso ao conteúdo das conversas, apenas as datas e horários dos telefonemas.

 

In loco

O governador esteve em Blumenau e Rio do Sul, ontem, vendo de perto a realidade da região em função da chuvarada. Os sistemas de alerta e de barragens, que foram sobrelevadas no Alto Vale, até agora surtiram efeitos.  Colombo mantém a agenda externa, o corpo-a-corpo e o pé na estrada a bordo do capital político que conquistou ao longo da carreira.

 

Data

A preocupação das autoridades catarinenses recai sobre a quinta-feira, quando o volume de chuvas, se for confirmado, tem potencial para nova onde de estragos.

 

PSDB x Udo

O PSDB de Joinville, que tem como principal líder o ex-prefeito e deputado federal Marco Tebaldi, publicou nota de repúdio contra o prefeito Udo Döhler (PMDB). Para os tucanos, o alcaide desrespeita o funcionalismo municipal. Reação causada pela proposta governista de reajuste dos salários, contemplando os servidores com  apenas metade da inflação.

 

Os dias eram assim

Na nota, o partido assinala que “nos seis anos que o PSDB administrou Joinville, pelas mãos do prefeito Marco Tebaldi, os servidores receberam todos os anos a recuperação inflacionária, além de ganho real de mais de 3%.” A manifestação tucana é legítima, mas tem como pano de fundo as eleições do ano que vem.

 

Teste de fogo

Expectativa para saber como vai se comportar a bancada do PMDB na Assembleia em relação às contas do governo de 2016, que já estão no Legislativo. Um movimento que chamou a atenção recentemente no Parlamento foi a união de PSDB e PT contra o projeto das PPP’s. Se o PMDB se aliar a tucanos e petistas na trincheira oposicionista, estará formada uma frente capaz de gerar dores de cabeça a Raimundo Colombo.