Blog do Prisco
Notícias

Ex-reitor da Udesc receberá título de Cidadão Catarinense nesta terça

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realiza sessão especial nesta terça-feira (2) em que concede oficialmente ao professor Dr. Antonio Heronaldo de Sousa, o título de Cidadão Catarinense. A iniciativa, por meio projeto de lei de autoria do deputado Leonel Pavan (PSDB), tem o objetivo de homenagear o ex-reitor da Udesc pelos relevantes serviços prestados à expansão do ensino superior público em Santa Catarina.

 O homenageado, nascido na Paraíba, foi reitor da Udesc entre 2012 e 2016. Antonio Heronaldo de Sousa, 49 anos, é natural de Sousa/PB. Bacharel em Ciência da Computação (UFPB) possui Mestrado em Engenharia Elétrica (Unicamp) e Doutorado em Eletrônica e Comunicações (Unicamp). Na Udesc desde 1992, Antonio Heronaldo de Sousa foi reitor da universidade entre 2012 e 2016. Professor de Engenharia Elétrica do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, já ocupou inúmeras funções como  Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica (2000-2003), chefia do Departamento de Engenharia Elétrica (2005-2006), Diretor de Ensino de Graduação do CCT (2007) e vice-reitor (2008/2012).

Leonel Pavan homenagem a ex-reitor

 “Conheci o professor Heron quando este era vice-reitor da Udesc, e eu vice-governador de SC. Naquele momento, já demonstrava ser um gestor hábil e competente. Oportuno é lembrar que Heron foi um dos grandes responsáveis pela viabilização do Campus em Balneário Camboriú, criado durante meu governo em 2010 e consolidado em sua gestão, já como reitor. É paraibano de nascimento, mas agora, será catarinense de coração, de fato e de direito”, destaca o deputado Pavan, acrescentando que o homenageado também foi responsável pela expansão da Udesc para diversas outras regiões do Estado, facilitando o acesso dos catarinenses do interior ao ensino público e gratuito.

O título de Cidadão Catarinense é concedido pelo poder legislativo em reconhecimento às personalidades que prestam relevantes serviços e contribuem para o desenvolvimento do Estado. A iniciativa de apresentação do projeto de lei em homenagem ao reitor Antonio Heronaldo de Sousa também teve o apoio das lideranças estudantis da Udesc junto ao deputado Leonel Pavan.