Blog do Prisco
Notícias

Ex-secretário deu início a obra que será entregue hoje

Nesta sexta-feira, 18, Santa Catarina recebe oficialmente, às 14h, o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cigerd. A estrutura faz parte do Plano de Reestruturação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. O processo teve início pelo Deputado Estadual, Milton Hobus, em 2013, quando o parlamentar assumiu a Secretaria de Defesa Civil.
O CIDGERD é muito mais que uma sede de uma Secretaria. O prédio possui sistemas de Alta Tecnologia, que servirão de Centro pra Gestão de Crises, na Saúde, Educação, Segurança, Clima e qualquer outra necessária. Ambientes preparados para que sejam isolados aos serviços envolvidos, sem interferência de qualquer outro grupo, que não esteja envolvido com q operação especial.
Tambem possui um prédio anexo, onde toda informação pública se concentrará. Será o canal de informação para imprensa. Moderno, estruturado e com facilidade de trabalho agilidade, transparência nas informações oticiais, como já ocorre também desde 2013, à partir da Gestão Milton Hobus.
foto>divulgação
Hoje, além dessa base central, existem outros 19 Centros Regionais de Gerenciamento de Riscos e Desastres, pelo Estado, Norte, Planalto Norte, Sul, Vale do Itajaí, Alto Vale, Litoral, Serra, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste.
A Restruturação também conta com catalogação de dados dos municípios, sistema interligado entre municípios e Estado, Radares exclusivos para Meteorologia, portal para internet, com facilidade de acesso à população e autoridades. E não para por aí. O Estado terá aplicativo que fará a emissão de avisos e alertas no smartphone. Hoje já existe o serviço de SMS, em que Santa Catarina foi pioneiro na prestação do serviço gratuito.
Tem ainda as sobrelevações das Barragens de Taió e Ituporanga os projetos para construção das barragens de Botuverá, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo e Agrolândia. Outros serviços como projetos de contenção de cheias estão previstos para o Rio Itajaí-Açu, no Vale, Itajaí- Mirim, em Itajaí e melhoramento de vários rios que cortam a macro-região do Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Milton Hobus sabe a importância desss projetos e por isso desenvolver junto à atual gestado, de Rodrigo Moratelli cada projeto. Como as casas modulares e as pontes chamadas de kits de transposição, que beiram 600 unidades em todo Estado.
Mas não há dúvida que A Defesa Civ é uma referência mundia, reconhecida pela OEA e pela ONU, como a mais organizada e a que mais investiu em prevenção e preparação.