Blog do Prisco
Destaques

Expansão energética na pauta do governador

Em reunião nesta sexta-feira (30/11), no Centro Administrativo, o governador eleito Moisés conheceu novas possibilidades de investimentos no ramo energético catarinense, já que o Estado tem grande potencial para empreendimentos parceiros em geração e distribuição de energia, especialmente nos setores de hidrelétricas e termelétricas.
A apresentação aconteceu por meio do grupo executivo da empresa EDP Brasil, atualmente a maior parceira e acionista da Celesc, detentora de cerca de 30% das ações da empresa de economia mista catarinense.
Durante o encontro, o governador eleito aproveitou para apontar uma importante questão econômica do Sul do Estado, cujos municípios detém cerca de 50% da produção de carvão mineral do País. “Nas usinas siderúrgicas, apenas 30% do carvão extraído nos municípios do Sul do Estado podem ser aproveitados. Todo restante é descartado na queima. Mas, com investimentos em tecnologia e sustentabilidade, é possível aumentar o percentual de aproveitamento do mineral em situações ecologicamente mais corretas, ” disse.
foto>Secom, divulgação
O Presidente da EDP, o português Miguel Setas, disse que o grupo de investidores está otimista com a possibilidade de aumento do PIB Brasileiro para os próximos anos. “Mas o Estado catarinense tem sempre apontado crescimento superior à média, o que nos deixa ainda mais otimistas com o desenvolvimento na área de energia”, ponderou.
O encontro também serviu para atualizar o governador eleito sobre a fase de início das obras de ampliação da rede elétrica catarinense, que serão ampliadas em 485 quilômetros de linhas, com investimentos de cerca de 1,2 bilhão de reais.
O presidente da Celesc, Cleverson Sievert disse que a fase de licenças ambientais está sendo vencida e que os canteiros de obras já começaram a ser montados, usando mão de obra e maquinários catarinenses. “Somando todos os investimentos privados no Estado com toda estrutura de transmissão, podemos chegar a mais de 10 bilhões de reais nos próximos anos”, completou.