Blog do Prisco
Destaques

Extremos na berlinda!

Os dois nomes que lideram as pesquisas de opinião pública, provavelmente mais pelo recall do que pela intenção definitiva de voto a esta altura do campeonato, Lula da Silva e Jair e Bolsonaro, estão com seus projetos sob ameaça.

O primeiro, pela vida judicial. No dia 24, todos os olhos e ouvidos estarão em Porto Alegre, aonde acontece o julgamento do recurso do petista à condenação em primeira instância a nove anos e meio de prisão. Lula foi condenado no caso do tríplex do Guarujá, um belo mimo da OAS ao ex-presidente. Ou seja, o esquerdismo à brasileira, que sobrevive na sombra do ex-metalúrgico há 40 anos, corre o risco de ver seu ídolo ter a sentença  confirmada também em segunda instância, o que tornaria Lula da Silva um ficha suja e impossibilitado de disputar qualquer pleito eleitoral.

Na outra ponta, o mundo histriônico de Jair Bolsonaro entrou em 2018 em um tom de defesa. Pelas declarações desastrosas do parlamentar e pelas revelações acerca do patrimônio milionário da família, característica, aliás, comum aos dois extremos. Bolsonaro, que já foi chamado de Bolsomito, cada vez se assemelha a uma bolha que já começa a murchar.  O jogo está aberto e ainda pode haver inúmeras mudanças e composições até a definição dos nomes e alianças.

Tucanos do Vale

A abertura do tradicional Torneio de Verão de Futsal de Indaial, considerado um dos maiores do Brasil e que chega a 33a edição, ajuda a retratar a força tucana no Vale do Itajaí. Líderes emplumados compareceram em peso ao evento. O Vale é a região mais populosa do estado e a que concentra o maior PIB de Santa Catarina.

Liderança

A reeleição do jovem prefeito Napoleão Bernardes, aos 35 anos, foi decisiva para que o PSDB conquistasse mais prefeituras na região, em cidades estratégicas como Indaial, Rio do Sul, Taio Ituporanga, Luiz Alvez, Navegantes e Piçarras, por exemplo. A força política, administrativa e eleitoral do PSDB do Vale é um dos fatores que leva a se dar como certa a presença do prefeito de Blumenau na composição majoritária tucana.

Abriu mão

Ex-senador Geraldo Althoff não será candidato a deputado estadual, conforme pré-disposição que ele havia manifestado ao presidente do PSD, Gelson Merisio. Vai apoiar a candidatura do ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (Adepol-SC), Ulisses Gabriel. Os dois são do PSD e da mesma região.

Apoios

O martelo foi batido durante encontro na casa de Althoff, em Tubarão. O delegado também é da região Sul e considera que o novo cabo eleitoral optou pela renovação. Althoff era muito amigo do falecido sogro do delegado, que foi duas vezes prefeito de Orleans e fundador do PFL na cidade. O ex-deputado e também delegado Júlio Teixeira é outro nome no rol dos apoiadores de Ulisses Gabriel.  A pedido do próprio Merisio, o ex-deputado Pedro Bittencourt é outro que pode respaldar a empreitada.

Segurança

Pré-candidato a governador, Gelson Merisio reuniu um time ligado à Segurança Pública para encarar a disputa eleitoral deste ano. Além do próprio Ulisses Gabriel, o comandante-geral da PM, Paulo Henrique Hemm, pelo PSB, e o Defensor Público Geral, Ralf Zimmer Júnior, pelo PSD, também estão dispostos a encarar as urnas. Para federal, o nome do grupo na área de Segurança é o do secretário César Grubba (SSP), que está demissionário.