Blog do Prisco
Notícias Últimas

Fachini tem garantia de desfiliação do MDB em acordo no TRE

O vereador Rodrigo Fachini tem a garantia de desfiliação do MDB sem correr risco de perder o mandato. Na tarde desta quinta-feira (27/02), um acordo foi firmado em audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Estiveram em Florianópolis para a audiência o secretário municipal do partido, Ademir Machado, Fachini, e o vereador Ninfo König, testemunha no processo.

Fachini protocolou Ação Declaratória de Justa Causa para Desfiliação Partidária, no TRE, em Florianópolis, no dia 5 de dezembro de 2019. O documento anexava provas e evidências de que Fachini, até então filiado ao MDB, vinha sendo cerceado e tendo dificuldades em exercer sua função de vereador na sua plenitude.
Há meses o parlamentar tem sido desrespeitado em suas funções, não podendo expressar a própria opinião, sequer falar na Tribuna da Câmara de Vereadores durante as sessões ordinárias.

Todo esse cerceamento iniciou no começo de 2019, quando Fachini tomou uma postura mais crítica em relação às ações do governo Udo Döhler, frente a tantos problemas que a cidade apresenta, sem atos concretos que possam resultar na garantia e melhora da qualidade de vida do cidadão joinvilense. “É preciso coragem para exercer a vida pública, precisamos ouvir as pessoas e trabalhar para elas. Ninguém vai me calar”, resumiu Fachini.

Fachini está em seu segundo mandato, eleito com 6.243 votos, sendo hoje o vereador mais votado do Legislativo joinvilense. Em 2012 foi eleito com 4.432 votos. Nestes sete anos de mandato foi líder de governo, líder de bancada, ficou Prefeito por três dias, foi Presidente da maior Casa Legislativa do Estado. Em 2018 recebeu aproximadamente 20 mil votos na candidatura a deputado estadual.