Blog do Prisco
Manchete

Facisc avalia como positiva privatização da aduana de Dionísio Cerqueira

Localizada no Noroeste catarinense, a aduana de Dionísio Cerqueira está mais perto de ser privatizada. Uma antiga demanda do Projeto Voz Única da Facisc, a privatização foi publicada nesta terça-feira (13/07) no Diário Oficial da União.
O edital prevê a permissão para prestação dos serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias e bagagens, pelo prazo de vinte e cinco anos, em Porto Seco, para carga geral e outras, a ser instalado no Município de Dionísio Cerqueira/SC.
De acordo com o diretor de Infraestrutura e Logística da Facisc. Antônio Carlos Guimarães Neto, a concessão da permissão de exploração do Porto Seco de Dionísio Cerqueira era aguardada há anos pelos catarinenses. “’A estrutura atual da Aduana está muito aquém das demandas do mercado, fazendo com que este ponto de fronteira com a Argentina esteja subutilizado pelas empresas do nosso estado e, com isso, muitas cargas cruzam a fronteira por Foz do Iguaçu para que então se dirijam a SC.
Segundo Antônio, o investimento privado neste Porto Seco, dará uma infraestrutura pujante que permitirá um maior fluxo de cargas de exportação de SC para a Argentina e Chile, como por exemplo, produtos da agroindústria catarinense, já que há um grande fluxo de entrada de grãos, frutas, pescador e produtos industrializado em geral. “O novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira contribuirá não somente com o desenvolvimento do Noroeste catarinense, mas com toda a rota entre Dionísio Cerqueira e o litoral, gerando mais demanda para novos investimentos viários no eixo rodoviário formado pelas BR-163, BR-282 é BR-470 e contribuindo com o crescimento econômico de todas as cidades ao redor destas rodovias, assim como aconteceu no eixo da BR-101 nos últimos 20 anos”, declarou o diretor.
Diretor de Comércio Exterior da Facisc, Volmir Marcos Voltolini, também avalia como positiva a publicação. “Para o Oeste, bem como toda Santa Catarina, a publicação do Edital para Construção e Exploração, pela iniciativa privada, da nova Aduana de Cargas, em Dionísio Cerqueira/SC, marca um dia histórico para a expansão do comércio internacional catarinense”, comemorou.
Segundo Volmir o fato representa uma vitória a todos os segmentos da sociedade e para com o desenvolvimento local e regional, pois os investimentos previstos no edital aumentarão significativamente o volume de cargas de importação e exportação por este, que é o único porto terrestre catarinense, e a única ligação alfandegada entre Santa Catarina e o Mercosul, estimando-se que, inicialmente, o atual movimento econômico poderá triplicar. “Para a FACISC e a ASCOGRIN é um dia festivo, pois foram inúmeras as agendas em busca de alternativas para a ampliação do fluxo de cargas por este porto. Agora finalmente fomos atendidos com esta publicação do edital para a construção de uma robusta Aduana de cargas, o que mudará o cenário econômico, atraindo novos investimentos para a região e para o estado de Santa Catarina”, destacou.

foto>Portal Tri, divulgação