Blog do Prisco
Destaques

Facisc reúne prefeitos, empresários e lideranças para discutir o desenvolvimento dos municípios

As boas práticas de desenvolvimento socioeconômico nos municípios serão debatidas nesta semana V Fórum de Desenvolvimento Econômico Local.

Promovido pela Federação das Associações Empresariais de SC, o evento reúne de hoje. 3/9 a 5/9, em Florianópolis prefeitos, empresários e lideranças de diversos municípios que já possuem o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc e também apresenta as novas oportunidades e soluções para a promoção de mudanças da estrutura socioeconômica.

A programação tem temas como: os “Rios como o potenciais turísticos e urbanísticos”, turismo, alimentos e madeira; “Saneamento básico e sustentabilidade”, cases de sucesso em SC, no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

O Programa Del

A metodologia implantada pela Facisc e as Associações empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo, dois no Rio Grande do Norte e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo.