Blog do Prisco
Destaques

FAESC preocupada com o adiamento do Plano Safra 2024-2025

            A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) manifestou preocupação com o adiamento – para o dia 3 de julho – do Plano Safra 2024-2025, que o Governo Federal deveria ter anunciado nesta semana.

            O vice-presidente executivo Clemerson Argenton Pedrozo (foto) observa que esse adiamento cria insegurança entre os produtores rurais de pequeno, médio e grande porte que esperavam, a partir desta semana, planejar e contratar recursos para custeio da safra e também investimentos em máquinas, implementos, equipamentos e mesmo edificações rurais, como silos, armazéns e criatórios de animais.

Clemerson Pedrozo – foto>Faesc, divulgação

            O dirigente apela para que os ministros Carlos Fávaro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar|) priorizem a definição do Plano Safra com a garantia dos recursos necessários, lembrando que “o agronegócio tornou-se e locomotiva da economia brasileira e o setor exportacionista mais importante, garantidor dos sucessivos superávits da balança comercial”.

            A preocupação da FAESC relaciona-se a necessidade da efetiva disponibilização dos recursos, nas agências bancárias, a tempo para que os produtores adquiram os insumos necessários – sementes, fertilizantes, defensivos etc. – sem prejudicar o calendário agrícola. “Depois do anúncio ainda podem surgir ajustes no Plano Safra, o que pode retardar sua implementação”, aponta.

            O vice-presidente executivo assinala que uma das maiores reivindicações é o aumento de recursos para subsídio do seguro agrícola de forma a permitir que maior número de produtores tenham acesso a essa garantia para safras e planteis.

            Pedrozo também destacou o papel de vigilância da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) na defesa do setor primário da economia, que está protestando energicamente contra o adiamento do Plano Safra.

Posts relacionados

FAESC manifesta preocupação com suspensão de medidas contra importação de leite em pó com prática de dumping

leander

Plano Municipal de Saneamento Básico de Brusque é concluído

leander

Zema apresenta em SC as diretrizes do “Plano Implacável para Salvar o Brasil”

leander